Motorbest

Designer: Larry Shinoda

Ficará para sempre associado aos magníficos Corvette C2 e C3, mas a sua obra foi muito além disso e influenciou toda a indústria.
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24 de out. de 2024

Nascido nos Estados Unidos, mas filho de japoneses, Larry Kiyoshi Shinoda teve uma infância atribulada. Aos 12 anos, durante a Segunda Guerra, foi deslocado da sua cidade Natal, juntamente com os pais e a irmã, para um campo de refugiados na Califórnia. No tempo que ali passou, os lápis e papel foram os seus mais fiéis companheiros. Assim projectou e construiu, com restos de materiais, duas cadeiras reclináveis e outras peças de mobiliário.

No final da guerra a família foi para o Colorado, mas passado pouco tempo, Larry iria para Los Angeles para frequentar a escola de Arte e Design. Nessa altura, conheceu Gene Bordinat, deo departamento de design da Ford, através de um dos seus professores e acabaria por receber um convite para integrar a empresa. Na mesma altura, era expulso da escola pela sua rebeldia e inconformismo.

Depois da Fors, Larry acabaria por integrar a General Motores, sendo um iniciado no departamento de desing. Por ser um apaixonado pela cultura hot-rod, as suas criações particulares saltaram à vista a um dos seus superiores, Bill Mitchell, que logo lhe atribuiria projectos mais importantes.

Um dos primeiros e mais importantes trabalhos foi o desenho do Mako Shark, um concept-car com influências de automóveis de competição. Na sequência desse modelo e pelo impacto que causaram as linhas aerodinâmicas e futuristas, trabalharia com o engenheiro-chefe Zora Arkus-Duntov na nova geração do Corvette, ou seja, o notável Sting-Ray de 1963. Este foi, sem dúvida, o grande sucesso da sua carreira.

Shinoda seria também responsável pelas linhas da geração seguinte do Corvette e também do projecto do Corvair GT, mas acabaria por abandonar a GM para voltar à Ford, onde seria responsável pelo rejuvenescimento do Mustang, mais concretamente na geração Boss. Foi ainda responsável do design do Mercury Cougar.

Shinoda acabaria por dedicar-se a trabalhar como independente,  através da sua própria empresa de design e engenharia. Seria contratado pela AMC para trabalhar no desenvolvimento do design daquele que acabaria por ser o Jeep Grande Cherokee.

Morreria cedo, em 1997, com problemas cardíacos, quando ainda estava no activo.

Embora não tenham sido numerosos os seus projectos de destaque, a influência de Larry Shinoda no design automóvel foi enorme e perdura.