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Como visto na TV! #3

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

Leia a parte 2: Ferrari Testarossa de Miami Vice

Fotos: National Motor Museum/Heritage Images/Getty Images / Worldwide Auctioneers

Sunbeam Tiger  1964-1967

Porquê este modelo?
Mais popular do que um herói aprumado, cheio de charme, sucesso e perspicácia, só mesmo um herói acidental, trapalhão, distraído e muito sortudo como Maxwell Smart. Conhecida em Portugal como “Olho Vivo” a série “Get Smart” era inspirada pelo clássico Inspector Clouseau e procurava satirizar o estilo James Bond. Mel Brooks escolheu para o papel principal o versátil Don Adams e, para a sua viatura de trabalho escolheu o Sunbeam Tiger. Uma escolha bem acertada por várias razões: era um carro de aspecto bastante digno, com um motor capaz das performances exigíveis por um detective, mas quase tão desajeitado como o próprio Maxwell Smart. À semelhança da personagem principal, o carro da Rootes tinha a missão certa, os parceiros certos, mas uma certa incapacidade para fazer as coisas como deve ser. Em todo o caso, a reboque do habitual condutor e com a ajuda inestimável da elegante agente “99”, o Sunbeam conquistou o público com o estilo de desportivo inofensivo, apesar de esconder um motor V8 de 4.2 ou 4.7 litros. Na última série de episódios o Tiger foi mesmo substituído pelo mais equilibrado e suave Alpine..  

O que procurar

No episódio piloto da série, o carro do Agente Smart é um Ferrari 250 GT Pininfarina Cabriolet. Ironicamente, também o Tiger esteve prestes a nascer com uma ligação a Maranello. Tendo como objetivo criar uma versão do Alpine com uma motorização mais potente, a Rootes abordou a Ferrari sobre a possibilidade de desenvolverem a unidade existente, aproveitando o benefício de marketing dessa associação. Contudo, por sugestão de Jack Brabham, a opção recaiu sobre o motor Ford V8 260ci (4.3 litros). Carrol Shelby chegou a desenvolver o protótipo, mas a construção do modelo acabaria por ficar a cargo da Jensen, que então estava a abandonar a produção do Volvo P1800. O lançamento do novo modelo foi mais rápido do que seria de esperar, isto porque não houve um efetivo desenvolvimento dinâmico que permitisse ao Sunbeam tirar todo o proveito do potente motor. Como resultado, o Tiger era um carro rápido mas pouco "atlético", cuja ficha técnica prometia mais do que o chassis permitia. Apesar disso, o pequeno roadster gozou de algum sucesso nos EUA, até ao momento em que a Chrysler passou a deter uma participação na Rootes. Nessa altura deixou de ser aceitável a utilização de motor do fabricante rival e, uma vez que os V8 Chrysler não cabiam, o modelo foi cancelado.

Para que serve
É um pequeno carro inglês com um grande motor V8 americano, mas não é um Cobra. Não vale a pena tentar perseguir Ferraris. Goze o imenso torque e a sonoridade do V8 e passeie com serenidade, principalmente nas curvas.

Perfil do "actor"
Com mais músculos do que agilidade, o Tiger é como o Sylvester Stallone: um brutamontes pequenito com que nos habituamos a simpatizar.

Alternativa
Em alguns episódios, o carro de Maxwell Smart é um Opel GT. Se lhe interessa mais a aparência de detective do que a capacidade de perseguir bandidos, essa é uma opção.

Motor: 8 cil. em V ; posição longitudinal dianteira; árvore de cames lateral; 4727cccc;
Carburador Ford; 200cv às 4400 rpm; Transmissão: traseira; 4 Vel. Man;
Travões: à frente, de disco; atrás, de tambor. Sem servofreio;
Chassis: monobloco em aço de 2 portas e 2 lugares;
Comprimento: 3962mm; Distância entre eixos: 2184mm; Peso: 1161kg;
Velocidade Máxima: 196km/h

Utilização: 3
Manutenção: 4
Fiabilidade 4
Valorização 3

Continua na parte 4: Ford Escort MkIV Cabriolet