BMW M3 E30, um fenómeno dentro e fora de pista
A razão do nascimento do M3 é quase tão conhecida como todos os superlativos usados para o descrever. Foi, desde o início, um modelo pensado para as batalhas em pista, como todos os modelos que na história dos desportivos alcançaram um estatuto glorioso.
O destino do M3, eram campeonatos de Turismo, onde a Mercedes já dispunha de uma arma adequada, sob a forma de um 190, equipado com motor de quatro cilindros com cabeça multi-válvulas concebida pela Cosworth. Até então, a BMW militava nos campeonatos de Turismo com o 635 Csi, mas por esta altura a agilidade era a palavra-chave para o sucesso e a categoria rainha tinha um limite de 2.3 litros. Embora o BMW 323i tenha, ainda que de forma discreta, alinhado no DTM, a BMW precisava de algo pensado de raiz para se poder ambicionar lutar por um título.
Assim, e porque o Grupo A exigia a produção de 5000 unidades, a BMW deitou mãos à obra com urgência. O M3 dispunha de uma quantidade de modificações que o distinguiam esteticamente, como as vias mais largas, os pára-choques longos, um vidro traseiro com inclinação diferente para optimizar a aerodinâmica, um alto no fim do tejadilho para forçar o ar a incidir sobre a asa, que integrava uma tampa da mala específica e aligeirada.
Para a concepção do motor, não foi preciso pensar demasiado: o bloco era o derivado do motor M10, originário do 1500 “Neue Klasse” e que poderia ser encontrado também no Brabham BT 52 de Fórmula 1. A cabeça multiválvulas mais não era do que a do BMW M1, mas “cortada” para se adequar ao bloco de quatro cilindros. O facto de estes recursos técnicos já estarem devidamente desenvolvidos, levou a que o motor fosse concebido num tempo record de 14 dias, nascendo assim o famoso código S14.
Um esforço recompensado
O BMW M3 E30 acabaria por ser o mais vitorioso automóvel de velocidade do Grupo A, conquistando, entre outros, dois títulos no DTM.
Logo no ano de estreia, 1987, o M3 chegaria ao título pelas mãos do belga Eric Van de Poele. A época 1989, seria uma das mais disputadas, entre BMW M3 2.3 Evo, Ford Sierra RS Cosworth e o Mercedes-Benz 190E Evolution 2.5, que corria em vantagem pois já estava em conformidade com o novo regulamento que permitia os 2.5 litros decapacidade. Ainda assim, o M3 sairia vencedor da contenda, com Roberto Ravaglia a merecer os louros.
O sonho aqui tão perto
A história excepcional do BMW M3 E30, fez dele um desportivo emblemático, mas. qualidade dinâmica da versão de estrada é que consolidou o seu estatuto enquanto automóvel clássico e coleccionável.
Este excelente exemplar, é de 1987, e está em Portugal há 30 anos. Vestido no sedutor "Diamantschwarz Metallic" e equipado com as desejadas BBS tripartidas, encaixa na perfeição nos nossos sonhos. Mas quem irá concretizá-lo primeiro?
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