Motorbest

Lancia Stratos HF

1974
0
187

O Lancia Stratos é um dos carros de rali mais emblemáticos da história e foi o primeiro carro a ser construído especificamente para a participação no Campeonato do Mundo de Ralis, combinando uma impressionante carroçaria desenhada por Bertone com um motor Ferrari montado em posição central. Assegurou três campeonatos de construtores consecutivos para a Lancia, de 1974 a 1976, conduzido por pilotos lendários como Sandro Munari e Björn Waldegård.

As especificações do Stratos eram inovadoras para a época, com um motor central e tração traseira oferecia um comportamento e equilíbrio excepcionais. Era alimentado por um motor Ferrari Dino V6 de 2,4 litros, produzindo cerca de 190 cavalos de potência. A colocação do motor atrás do condutor proporcianava uma distribuição de peso ideal nas curvas, enquanto a construção leve – graças à sua carroçaria compacta em fibra de vidro – permitia uma agilidade e um desempenho impressionantes.

A versão de produção, conhecida como Stratos HF (High Fidelity), foi introduzida para cumprir os requisitos de homologação do WRC. Entre 1973 e 1978, a Lancia produziu cerca de 492 unidades.

Este Lancia Stratos HF Stradale foi construído em Outubro de 1974, no entanto, devido à fraca procura comercial, não foi concluído e a Lancia guardou o chassi até 1982. Foi concluído em 1983 pela ilustre Jolly Club Racing Team e recebeu o número de chassi 829 ARO 000004. O número de construção original é 1814 e o número scocca (carroçaria) é o 371. Ao que tudo indica o Jolly Club vendeu cerca de 35 unidades, previamente inacabadas, durante o início dos anos 80.

O carro foi comprado em 1985 por um senhor italiano que mais tarde o vendeu para o Reino Unido em 1986 com apenas 384 km no odómetro. Foi novamente vendido em 1988, com apenas 890 km, ao Sr. John Chapman. Em 1995, através da Porters in Kensignton Ltd, foi adquirido por um conhecido colecionador português com menos de 9.000 km.

Permaneceu numa colecção privada em Portugal, até hoje. A pintura original é Verde Chiaro e parece original com pequenos sinais de pátina. Um assento maior e mais fundo está instalado para condutores mais altos, mas o assento do condutor original está incluído na venda. Uma pasta, com centenas de faturas e cartas, documenta a história completa deste veículo e certifica a sua boa proveniência.

2400
Gasolina
Verde
190

10000
Manual

Restaurado
Prior Velho, PT

Preencha os seus dados e envie a sua mensagem
FS Automóveis
Rua Mártires de Timor, 36, 2685-331 Prior Velho
PT