BMW M3 E30
Em 1986 a BMW entrou a todo o gás nas corridas de velocidade. E, para efeitos de homologação, foi necessário criar um modelo de estrada para o carro que dominaria nas pistas!
Nasce assim o primeiro BMW M3! Um automóvel que, ao contrário dos seus congéneres actuais, 6 cilindros turbo, vivia de números pequenos! O M3 de 1986 pesava pouco mais de 1100 kgs e tinha debaixo do capot o famoso motor S14 de apenas 4 cilindros a debitar 200 cvs!
Ao contrário dos blocos 2.5 de 6 cilindros disponíveis no 325i, este motor, mais pequeno e leve, permitia uma faixa de rotação maior, baixar o peso do conjunto e melhorar a distribuição de peso. A caixa de cinco velocidades Getrag de 1ª para trás era de escalonamento curto e muito agradável e precisa de utilizar enquanto o diferencial auto-blocante, de série, permitia colocar eficazmente toda a potência no chão!
Tirando o capot, toda a carroçaria era distinta. Os icónicos guarda-lamas alargados melhoravam a estabilidade enquanto a mala mais alta e os apêndices aerodinâmicos permitiam mais estabilidade a alta velocidade!
Dizem que o original é sempre melhor. E, embora o E30 M3 tenha surgido fruto de uma necessidade legal, a verdade é que a resposta dos clientes foi tão boa que passado 38 anos continua a ser um dos carros desportivos mais procurados!
Este clássico M3 em Preto Diamante Metalizado foi adquirido na Alemanha em Janeiro de 1987 e chegou a Portugal em 1995. Está equipado com jantes BBS RS tripartidas, que aumentam sobremaneira o seu ‘look’ anos 80, tecto de abrir eléctrico, estofos em pele preta e apresenta kit de ferramentas completo e rádio Bavaria C Electronic com código.