Hyundai I30 N
Uma pedrada no charco
O universo dos “hot hatch” sempre foi concorrido, mas os grandes dominadores desta categoria de automóvel são os mesmos há décadas, quase todos oriundos de França, Alemanha e Japão.
O Hyundai i30 N apanhou todos de surpresa, sendo o primeiro desportivo arrebatador criado pela marca coreana. Desde o seu surgimento no mercado, a Hyundai elevou os seus padrões de qualidade e design, até atingir o patamar dos adversários mais estabelecidos no mercado. No entanto, a grande surpresa, é a qualidade dinâmica deste brilhante desportivo.
Último do seu género?
Com as crescentes mudanças e restrições na indústria automóvel, os desportivos compactos são hoje uma “espécie ameaçada”. Esta mais recente geração de modelos desta gama é, talvez por isso, a melhor de todas em qualidade, potência e apuro dinâmico.
No entanto, de entre todos, o i30 N recebeu especial carinho da imprensa por ser aquele que combina eficácia com mais prazer e diversão.
Ágil, com uma sonoridade empolgante e todos os equipamentos de conforto necessários para um uso quotidiano, o i30 N continuará sempre a ser um objecto de desejo.
Personalidade vincada
O i30 N causou impacto pelo seu design agressivo, mas contido, abrilhantado por uma cor que é exclusiva dos modelos desportivos da Hyundai: o Performance Blue distingue imediatamente o i30 N de toda a paisagem automóvel. Quem sabe, sabe.
Todas as virtudes desportivas
O que salta à vista num primeiro contacto, é a rigidez do chassis do I30 N, premissa essencial para que todo o comportamento seja referencial.
O modelo foi desenvolvido em diferentes parte do mundo, mas o trabalho de pista foi executado no Nürburgring Nordschleife, onde o chassis tem de lidar com grandes esforços e onde todos os movimentos da carroçaria têm de ser bem controlados.
A disponibilidade do motor é um argumento fundamental em qualquer modelo deste género e, por isso, o I30 N, dispõe de um sistema de anti-lag que permite que o turbo esteja constantemente em carga numa condução desportiva.
A garantir a motricidade há um diferencial autoblocante mecânico por engrenagens, eficaz e durável.
Verdadeiro feeling desportivo
O que torna o Hyundai mais cativante do que muitos dos rivais é a precisão dos comandos: direcção, travões, resposta do acelerador e reacções rápidas do eixo dianteiro, resultam numa experiência de condução verdadeiramente empolgante e que proporciona o máximo prazer de condução.
Um exemplar excepcional
Este i30 N é de Janeiro de 2018 e conta 78.000km, completados com uma cuidadosa manutenção, pelo que oferece com confiança os 275cv de potência, com a mesma rapidez e precisão de um automóvel novo.
Está em excelentes condições cosméticas, quer na carroçaria, quer no habitáculo.