Ferrari 330 GTC
Apresentado no Salão Automóvel de Genebra em 1966, o Ferrari 330 GT/C é um excelente representante dos primeiros Grand Turismos da marca de Modena. Antepassado directo de modelos como o 550 Maranello ou o 812 Superfast, o 330 é uma evolução dos primeiros 250 e 275 hoje avaliados acima dos 7 dígitos!
O motor Colombo V12 é, também ele, uma evolução do motor usado no famoso 250 GTO. Designado Tipo 209/60, com 4 litros de cilindrada, conta com a ajuda de três carburadores Weber para atingir os 300 Cv e a quinta velocidade só se esgota depois dos 240 Km/h!
O comportamento dinâmico era verdadeiramente deslumbrante para a época, já que o chassis, com suspensão independente e discos Girling às 4 rodas, derivava directamente da competição!
Este 330 GT/C, com o número de chassis ‘9189’, é a 88ª unidade de 597 produzidas e foi entregue ao primeiro proprietário em Dezembro de 1966, em Inglaterra.
Retém a sua cor original – Grigio Argento Metallizzato – com interior em pele Flora Nero. Foi configurado na época com alguns opcionais de relevo, como as jantes Borrani de 14’, ar condicionado York e vidros eléctricos.
Foi alvo de um restauro integral no princípio do novo milénio e faz parte de uma colecção privada em Portugal, desde 2007. Recebeu recentemente um refrescamento mecânico e estético, completamente documentado. O interior foi todo estofado com pele original e carpetes novas com insonorização. As jantes foram reparadas, com raios novos, em Itália, nas oficinas da Borrani e montam pneus novos Michelin XVS.
É entregue com certificado FIVA, manuais, histórico de inspecções e documentação completa de restauro e manutenções, incluindo registo fotográfico e facturas.