Fiat 124 Special T 1600
Um desportivo a pensar na família
O conceito de “automóvel para todas as ocasiões” sempre foi sedutor, especialmente em contextos económicos em que parecia irracional ter mais do que uma viatura por família. Nos anos 70 esse automóvel não era um SUV, mas antes um familiar espaçoso e fiável com prestações dignas de um desportivo.
Com o 124, a Fiat pretendia apenas oferecer um novo produto para a clientela dos 1300/1500. Contudo, neste segmento havia um crescendo de performance, marcado sobretudo pelo surgimento dos BMW Neue Klasse e, claro está, dos Alfa Romeo 105 Super e Ti. A primeira resposta da Fiat surge em Outubro de 1968, com o 124 Special. A grande novidade era o eixo traseiro com cinco apoios e também o bloco de 1438cc herdado dos Sport Coupé e Sport Spider, aqui com apenas uma árvore de cames, alimentado por um carburador duplo vertical, Weber ou Solex 34. Os 69cv eram razoáveis para a época, permitindo alcançar os 150km/h e a grelha cromada de quatro faróis permitia diferenciá-lo do modelo de base. Os travões eram de disco às quatro rodas e servo-assistidos.
Em 1970 e, face à evolução da concorrência, a Fiat elevou a fasquia ao montar a cabeça de dupla árvores de cames, subindo a potência para os 79cv. De uma perspectiva estética o 124 Special T 1400 (o T referia-se a Twin-Cam) era bem distinto dos restantes modelos, recebendo a grelha em plástico preto com quatro faróis redondos, com piscas verticais nos extremos da carroçaria. Na traseira, os pequenos farolins semelhantes aos do Special, passaram para uma posição mais interior e ficaram rodeados por um friso cromado que cria uma moldura em torno da traseira. No habitáculo as mudanças notam-se especialmente no painel de instrumentos.
Em 1972, chega o Special T 1600. O motor sobe de capacidade para os 1592cc, com a potência a chegar aos 95cv. Primeiramente oferecida apenas em opção e mais tarde de série (como neste exemplar), a caixa de cinco velocidades permite atingir os 170km/h e acelerar até aos 100km/h em 11,3 segundos.
Este exemplar
Este 124 Special T 1600 de cinco velocidades, está em perfeitas condições mecânicas e conta com as desejadas jantes Cromodora CD66 de seis polegadas.
A suspensão foi melhorada recentemente com recurso a amortecedores Koni Sport reguláveis em três posições e molas mais curtas e firmes, provenientes do 124 Spider, o que permitiu também um ligeiro rebaixamento e uma substancial melhoria do comportamento dinâmico.
A experiência de condução é surpreendentemente moderna, sendo possível fazer velocidades de cruzeiro na ordem dos 120 ou 130km/h, em plena segurança, contando com travões de eficácia contemporânea.
No banco traseiro foram adicionados dois seguros sistemas Isofix, para quem pretenda transportar crianças.