Motorbest

Ferrari 550 Maranello

2000
€ 175.000,00
0
305

“Casei-me com o motor V12 e nunca me divorciei dele.”, disse um dia Enzo Ferrari.

Sendo certo que nem tudo na sua vida se pautou pela fidelidade, é verdade que esse romance nunca se rompeu. Mas foi no período de gestão de Luca di Montezemolo que o V12 voltou a ter o lugar de destaque que merecia: debaixo do capot dianteiro.

Para o novo Presidente, um cavalheiro deveria poder sair com elegância do seu automóvel, sem ter de se “desembrulhar”. Além disso, deveria conseguir conduzir sem um zumbido permanente nos ouvidos e deveria conseguir transportar bagagem suficiente para uma pequena viagem, ou para uma partida de golf.  Acima de tudo, o novo presidente sabia que, nos anos 90, um cavalheiro que gostasse de acelerar já não estava disposto a ter de “lutar” com o seu Ferrari.

O mesmo se aplicava aos gastos e às dores de cabeça, ou seja, um GT de uso frequente não poderia ter constantes problemas de fiabilidade nem uma manutenção ruinosa.

A receita tecnológica do 550 Maranello continua a impressionar, 28 anos depois do seu lançamento: admissão variável, 485cv às 7000rpm e 569Nm, resultam em performances de 320km/h de velocidade máxima e 4,4 segundos para ir dos 0 aos 100km/h

Para garantir uma dinâmica de excepção, a caixa está posicionada junto ao diferencial traseiro (transaxle) para uma perfeita distribuição de peso, e o fundo é plano, para oferecer uma perfeita performance aerodinâmica, sem recorrer a apêndices deselegantes.

Em 1998, a Car Magazine considerou o 550 Maranello o Britain’s Best Driver’s Car. O motor venceu o galardão do melhor motor na classe "superior a 4 litros" no prémio International Engine of the Year em 2000 e 2001. A EVO magazine atribui-lhe o título de Melhor desportivo dos anos 90.

Com todos os modelos subsequentes a serem mais radicais e a prescindirem do “luxo” de uma caixa manual de seis velocidades com o emblemático selector Ferrari, o 550 Maranello é hoje considerado por muitos especialistas como o derradeiro V12 para “gentleman drivers”.

Sobre este extraordinário exemplar 
O Ferrari 550 Maranello aqui apresentado tem uma rara e elegante combinação de cores, e uma condição de conservação excepcional. 

Apenas 1% da produção do modelo a ser finalizada em verde, sendo o verde Zeltweg a mais elegante das tonalidades.

Vendido originalmente na Holanda ao seu primeiro proprietário, o automóvel conta com um detalhado registo de todas as intervenções até à data.

Foi recentemente alvo de revisão profunda, com todos os pontos conhecidos do modelo tratados e corrigidos. Todos os revestimentos plásticos (sticky parts) foram substituídos pelo tratamento definitivo e o tablier foi forrado de novo com couro Connolly.

Todos os dispositivos a funcionar correctamente, incluindo o ar condicionado, acabado de carregar.

Este sublime Ferrari está pronto a ser desfrutado, e pode ser visto em Alcabideche, junto ao Autódromo Estoril.

5474 cc
Gasolina
Verde
485 cv

84000 km
Manual

Original
Estoril, PT

Preencha os seus dados e envie a sua mensagem
Luís Pedro