Como visto na TV! #4
Ford Escort Mk III Cabriolet 1983-1989
Leia a parte anterior aqui: Sunbeam Alpine/Tiger de Get Smart
Porquê este modelo?
Para além dos carros só há outro tema que pode fixar a atenção de um entusiasta numa série televisiva: uma protagonista sexy capaz de se safar bem numa cena de pancadaria e, porque não, um romance latente e nunca consumado. Estes são métodos bastante básicos para captar atenção do espectador, especialmente se a qualidade do enredo não é muita. Esse era o caso de Dempsey e Makepeace, uma série policial com tudo o que as outras têm e ainda uma protagonista muito, mas mesmo muito gira! Makepeace era uma detetive inglesa a quem calhou em sorte um colega norte-americano de seu nome Dempsey, com um estilo gozão e atiradiço. A perspectiva de romance entre ambos permanecia eminente mas, pelas mais diversas razões, nunca se concretizava. A estes fúteis motivos de interesse, havia que acrescentar as perseguições automóveis e os dois carros da dupla de protagonistas. Dempsey guiava um bonito Mercedes SL R107, ao passo que Makepeace era fiel ao Ford Escort Cabriolet, primeiro um 1.6i MkIII cinzento e mais tarde um XR3i branco.
O que procurar
Os desportivos compactos já não são o que eram e, hoje em dia, um GTI não é digno desse nome se não tiver 200cv. Nos anos 80, os Golf GTI e Escort XR3 entusiasmavam com menos de 100cv mas, para conseguir desfrutar de um hoje, é bom que escolha a versão mais potente. Entre os MkIII e MkVI há poucas diferenças, mas é preferível optar pela primeira versão, que além de mais bonita é a historicamente mais interessante, por marcar a mudança do Escort da transmissão clássica para a tracção. Como clássico, pode não ter o apelo do MkII, mas com os apontamentos estilísticos do XR3 e com as bonitas jantes originais em forma de trevo ou as ainda mais invulgares jantes brancas com furos redondos, o Escort é um interessante “souvenir” dos anos 80, como umas Sanjo, ou um Walkman. Na versão Cabriolet perde-se alguma da agilidade do modelo fechado, apesar do arco de segurança manter a rigidez em níveis aceitáveis. Já que o XR3 nunca será uma experiência de condução tão estimulante como um Golf GTI ou um Peugeot 205, talvez fique a ganhar com a opção descapotável. Principalmente se, como a atriz Glynis Barber, tiver uma carinha bonita para mostrar ao mundo.
Para que serve
É uma opção quase tão interessante como o ubíquo Golf GLI, o descapotável compacto clássico mais previsível de sempre. Relativamente agradável de guiar e suficientemente cómodo para quatro, é uma excelente aposta para quem procura um descapotável barato para passeios em família.
Perfil do “actor“
O Escort MkIII esteve na moda no seu tempo, mas hoje é sempre relegado para segundo plano relativamente aos seus irmãos mais velhos. É uma espécie de Casey Affleck, o irmão mais novo e esquecido de Ben Affleck.
Alternativa
Se aprecia os Ford dos anos 80, a série Dempsey e Makepeace tem mais duas sugestões válidas: o chefe da esquadra guiava um imenso Ford Granada MkII e havia um vilão agressivo e ameaçador que guiava um belíssimo Ford Capri MkIII 2.8i. Às vezes é preferível escolher o lado negro…
Motor: 4 cil. em linha; posição transversal dianteira; árvore de cames à cabeça; 15977cc;
Injeção ; 101cv às 6000 rpm; Transmissão: dianteira; 5 vel. Man.;
Travões: à frente, de disco; atrás, de tambor. Com servofreio;
Chassis: monobloco em aço de 2 portas e 4 lugares;
Comprimento: 3970mm; Distância entre eixos: 2505mm; Peso: 980kg;
Velocidade Máxima: 182km/h
Utilização: 3
Manutenção: 4
Fiabilidade: 4
Valorização: 1
Continua na parte 5: Dodge RAM de Ranger do Texas