Motorbest

24º Tour de Corse Historique

Aos comandos de um Porsche 911 3.0 RS de 1974, Julien Saunier e Frédéric Vauclare conquistaram a vitória na 24ª edição do Tour de Corse Historique.
Motorbest
14 de out. de 2024

Partindo de Porto-Vecchio na passada terça-feira, os concorrentes regressaram à cidade portuária no sábado, após cinco dias de ralis repletos de surpresas. Algumas foram planeadas, como as quatro novas etapas especiais, enquanto outras eram menos previsíveis, como as fortíssimas chuvas durante as etapas um e três. Na meta, muitos concorrentes elogiaram a organização do rali, com o apresentador de televisão francês Jean-Pierre Gagick a descrevê-lo como “um dos cinco melhores eventos de automóveis históricos do mundo”, ao competir num Ford Mustang. A mesma opinião teve Jos Verstappen, que já prometeu regressar em 2025.

Novato e vencedor
O último dia seguiu o mesmo padrão dos quatro primeiros para Julien Saunier e Frédéric Vauclare, que estabeleceram dois tempos mais rápidos em quatro etapas. Saunier, de 42 anos, vencedor do Rallye Jeune de 2003, liderou quase todo o rali depois de assumir o comando durante a segunda especial na manhã de terça-feira. A dupla venceu sete das 17 PEC. Saunier apanhou um grande susto na tarde de quarta-feira, quando os batentes da suspensão dianteira do seu Porsche 911 3.0 RS se partiram. “Não conhecia o carro nem o rali e não tinha regressado à ilha desde que competi na edição de 2005 Volta à Córsega original”, disse o vencedor no final. “Mas preparámo-nos bem, com um reconhecimento meticuloso. O segredo da nossa vitória reside em grande parte nas notas incrivelmente precisas de Frédéric (Vauclare). Identificou até para onde a água poderia fluir em caso de chuva, e foi exactamente isso que aconteceu! Ensinou-me quando puxar e quando me conter. A nossa vitória é 60% dele. É extraordinário porque há muito tempo que sonho em participar no Tour de Corse Historique – é um rali lendário.”

Pieri, Oreille, Capanaccia, Verstappen
Os segundos classificados Tom Pieri e Fabien Cortes, com 45 segundos de vantagem, aguentaram-se na última parte do rali. Pieri, um jovem de 25 anos que ambiciona uma carreira aos mais alto nível nos ralis modernos, confessou que conduzir um BMW M3, carro do qual tinha pósteres em criança, era um sonho tornado realidade. “Enfrentamos uma equipa mais forte, mas voltaremos no próximo ano. 

Segue-se Alain Oreille, cuja idade ultrapassa a seus dois companheiros de pódio somada! Uma prestação notável para o bicampeão mundial de ralis do Grupo N (1989 e 1990) e para a sua mulher, Sylvie, a quem precisará de convencer a regressar no próximo ano.

De salientar também a prestação de Olivier Capanaccia e Audrey Nesta, que sofreram atrasos devido a problemas eléctricos na terceira etapa, mas subiram do 122º para o 9º lugar da geral, com cinco tempos de etapa mais rápidos em seu nome. A grande atracção da edição de 2024, Jos Verstappen, terminou em 21º no Porsche 911 3.0 RS. O holandês e o seu co-piloto belga Renaud Jamoul estiveram entre os dez primeiros até ao meio-dia da penúltima etapa, quando um problema mecânico devido a uma pequena fuga de óleo os obrigou a incorrer numa penalização de tempo. Na meta de Porto-Vecchio, o ex-piloto de F1 prometeu regressar no próximo ano. 
Por último, os Lancia 037, foram os homenageados no Tour de Corse Historique deste ano. Três dos quatro exemplares inscritos terminaram o rali, com Bernard Revest e Pierre-Jean Finidori a terminarem em 19º.

“Foto-finish” em VHRS
Na categoria Regularidade VHRS, a batalha continuou até à etapa especial final. Atrasados ​​na noite de terça-feira devido a uma mudança de caixa de velocidades, Christophe Baillet e Jean-Marc Piret voltaram a subir gradualmente, assumindo finalmente a liderança na penúltima etapa do rali. Por Porto-Vecchio, lideraram Pierre e Olivier Feligioni por apenas seis segundos, este último liderando a classificação desde a sexta das 17 etapas. Atrás dos dois Porsche 911, um VW Golf mais modesto, conduzido por Stéphane Blaise e Robert Vandevost, ficou em  terceiro lugar.

Para além dos resultados desportivos, esta 24ª edição, marcada por um novo recorde de participantes, correspondeu a todas as expectativas organizacionais. Uma prestação muito elogiada pelos concorrentes à chegada.

Marie-Ange Dini, organizadora: “Correu tudo na perfeição. As nossas equipas trabalharam arduamente, tanto antes como durante o evento, para que esta edição fosse um grande sucesso. Do ponto de vista desportivo, cada dia trouxe a sua quota-parte de surpresas e momentos memoráveis. Esta edição apresentou também uma grande variedade de modelos, nomeadamente na Regularidade, com quase toda a gama de automóveis que brilharam ao longo da história do Tour de Corse. Podemos também ficar satisfeitos por ver personalidades de renome internacional como John Buffum e Jos Verstappen a interessarem-se pelo nosso evento.”

Resultados VHC
1. Saunier-Vauclare (Porsche 911) em 3h59'26"
2. Pieri-Cortes (BMW M3) de 45"
3. Oreille-Oreille (Porsche 911) a 3'30"
4. Mancini-Mancini (BMW M3) a 5'27"
5. Fotia-Pasqualini (BMW M3) às 5'29"

Resultados VHRS
1. Baillet-Piret (Porsche 911) 149 pontos
2. Feligioni-Feligioni (Porsche 911) 157 pontos
3.º Arnal-Goudou (Morris Cooper S) 188 pontos
4.º Ozanne-Duhayer (Porsche 911) 197 pontos
5.º Rigondet-Souillard (CG 1200) 235 pontos