Motorbest

FIVA agrega mais três países à organização

Com a entrada da Coreia do Sul, Quirguistão e Filipinas, a FIVA representa agora os entusiastas, clubes e organizações de 79 países, reforçando o seu peso institucional.
Motorbest
10 de dez. de 2024

Foto: Mário De Rosa (Emil Nurbekov, representante do Quirguistão, a apresentar um tradicional chapéu Ak-Kalpak ao presidente da FIVA, Tiddo Bresters, após apresentar o seu clube à Assembleia Geral da FIVA de 2024, em Viena).

A FIVA - Federação Internacional do Veículo Antigo, é uma organização mundial dedicada à protecção, preservação e promoção de veículos históricos e cultura relacionada, bem como à sua utilização segura – e orgulha-se de ser um parceiro não governamental da UNESCO.

Por representar oficialmente os clubes, federações e até profissionais do universo dos veículos antigos de quase todo o mundo, a FIVA tem hoje um peso institucional que lhe tem permitido negociar e garantir, junto dos governos de cada país, os direitos e liberdades dos proprietários de veículos de interesse histórico.

Por isso mesmo, é muito relevante a recente integração de mais três nações, Coreia do Sul, Quirguistão e Filipinas.

“Estamos entusiasmados por receber três novas e entusiasmantes nações no grupo da FIVA”, disse Gabriela Magureanu, vice-presidente dos membros da FIVA. “Embora o clube nas Filipinas seja o maior e mais antigo clube do país, o Quirguistão é um exemplo dos muitos novos e crescentes movimentos de veículos históricos emergentes em todo o mundo. Entretanto, a Coreia do Sul é uma adição relativamente nova à comunidade internacional de entusiastas, mas junta-se à FIVA num marco significativo na sua história automóvel".

“Há precisamente 50 anos foi lançado o Hyundai Pony, o primeiro modelo original produzido em massa na Coreia do Sul. Nós, na FIVA, não podemos pensar em melhor celebração deste marco notável do que ter a Coreia do Sul a juntar-se à nossa comunidade internacional, dedicada à proteção, preservação e promoção de veículos históricos.”

A notícia foi anunciada na Assembleia Geral anual recentemente concluída da FIVA, em Viena. Foi também a última reunião da FIVA para o conceituado Vice-Presidente de Comunicação da organização, Gautam Sen – que completou o máximo de três mandatos de três anos cada. Passará agora o cargo a Ramin Salehkhou, que tem quase um quarto de século de experiência no campo dos veículos históricos e goza de uma relação de trabalho próxima com Gautam, garantindo uma continuação tranquila da plataforma de comunicações em expansão que Gautam construiu.

“Sob a liderança de Gautam, a FIVA deu um grande salto em termos de redes sociais e de reconhecimento como figura de proa do movimento global de veículos históricos”, conclui o presidente da FIVA, Tiddo Bresters. “Confio que o Ramin irá perpetuar e desenvolver esta posição. E com Luigi Frigerio como o recém-eleito Vice-Presidente Financeiro, a FIVA está perfeitamente equipada para se manter financeiramente sólida”.