Apresentado o "novo" Escort Mk1 RS Continumod™
Continumod™ (substantivo): Um veículo com um design preciso e compatível com a época, construído de novo - sem carro dador, apenas uma continuação autêntica com números de chassis aprovados do fabricante original.
Combinando o espírito intemporal dos automóveis clássicos com a engenharia moderna, o design e o fabrico avançado, o Continumod™ redefine a herança com inovação de ponta.
A Boreham Motorworks tem o prazer de anunciar que estão agora a ser aceites encomendas para um de uma tiragem limitada de apenas 150 carros em todo o mundo com números de chassis de continuação.
Como parceiro oficial da Ford Motor Company, a Boreham Motorworks dedica-se a preservar e melhorar o legado de alguns dos veículos mais emblemáticos da Ford. Esta é a evolução definitiva do MkI e da sua linhagem RS, uma máquina criada para os entusiastas da condução. A gama Escort Rallye Sport desenvolveu uma reputação de desempenho e condução excepcionais, estabelecendo um novo padrão sobre o que significa conduzir um automóvel de alto desempenho. Com cada nova variante RS, a Ford refinava a fórmula, ultrapassando os limites do que se podia alcançar em estrada, pista e provas de ralis. A Boreham Motorworks honra orgulhosamente este legado, combinando os avanços modernos com a experiência de condução crua que tornou os ícones de desempenho dos RS Escorts.
Pegando neste ADN e infundindo-lhe tecnologia moderna, materiais de última geração e engenharia à medida, a Boreham Motorworks apresenta orgulhosamente um novo segmento inovador – o Continumod™. Ao contrário dos restomods tradicionais, um Continumod™ não requer um veículo dador. É forjado a partir de um acordo oficial da marca com a Ford Motor Company e construído de raiz, utilizando materiais modernos e técnicas de fabrico avançadas.
Uma referência de desempenho do passado ao presente
Os clientes podem escolher entre duas opções de motor com personalidade, cada uma incorporando o espírito do legado Ford RS, ao mesmo tempo que proporciona um desempenho moderno. A primeira opção , disponível de série, é o emblemático Twin Cam, que foi aumentado para 1.845 cc. Com um injecção de combustível e 185cv, este motor é combinado com a mítica transmissão manual de quatro velocidades sincronizada “Ford bullet”, prestando uma homenagem perfeita ao Escort Mk1 Twin Cam construído em Boreham, combinando a sua história com um desempenho preciso e adequado para às estradas de hoje.
Para aqueles que procuram algo concebido como uma interpretação moderna do ADN clássico do desporto motorizado da Ford, um novo motor Ford de quatro cilindros e alta rotação, derivado do desporto motorizado, aguarda-o. Este motor de 2,1 litros ajustado para estrada, pesa menos de 85 kg, possui dupla árvore de cames à cabeça e accionamento por corrente e produz umas surpreendentes 10.000rpm e 300cv. Para lidar com este desempenho extremo, o motor beneficia de bielas e cambota forjados . Toda parte eléctrica é herdada da competição, a injeção de combustível é gerida por ruma electrónica moderna, com acelerador comandado electronicamente. E
Ligado a esta mecânica capaz de 10.000rpm, estará um sistema de escape de titânio personalizado que foi ajustado para um desempenho e um som emocionantes. A potência é canalizada através de uma caixa de velocidades "dogleg" de cinco velocidades, proporcionando um peso e um curso perfeitos, complementados com relações de transmissão personalizadas.
Dominando a estrada com uma direção e uma condução dinâmicas
O carro está disponível em LHD e RHD e apresenta uma distribuição de peso otimizada de 55:45 com suspensão dianteira do tipo MacPherson, proporcionando uma direcção reactiva e bastante aderência na dianteira. A geometria de suspensão foi otimizada para um melhor desempenho.
Preservando a autêntica experiência de condução analógica dos Escorts originais, o novo RS apresenta um novo eixo traseiro totalmente flutuante em alumínio e titânio, oferecendo um comportamento previsível e uma ligação direta à herança automóvel do Escort. Isto é combinado com um avançado diferencial autoblocante ATB e suspensão coil-over para melhorar o equilíbrio e a estabilidade, concebidos para um controlo excecional sob potência.
Igualmente importantes para o puro prazer de condução do Ford MK1 Escort RS são as características que não possui: sem direção assistida, sem ABS, sem controlo de tracção e sem servo-freio. Em conjunto, isto proporciona um novo RS com um foco singular, ligando o condutor à estrada. Na pista, o novo Ford Escort Mk1 RS proporciona uma experiência de condução visceral com sobreviragem controlável e perfeitamente equilibrada, permitindo ao condutor desembaraçar-se e manter derrapagens, garantindo ao mesmo tempo o controlo do automóvel.
Concebido para o máximo desempenho analógico
Através de um extenso programa de engenharia, incluindo a utilização de digitalização a laser e plantas originais, o Ford Escort Mk1 foi totalmente redesenhado em CAD, sendo o primeiro Ford Escort Mk1 a ser submetido a um processo deste tipo, utilizando tecnologia de que os desenhadores originais não dispunham. A Boreham Motorworks concebeu novos gabaritos e acessórios de fabrico para a montagem da carroçaria, garantindo que a capacidade de fabrico da folga e do encaixe são construídos com tolerâncias modernas, que não eram possíveis quando o automóvel foi fabricado pela primeira vez. Isto permitiu à equipa de engenharia desenvolver uma nova carroçaria RS com um tamanho, formato e dimensões precisos e compatíveis com a época, construída com o acabamento e a qualidade esperados de um OEM moderno.
Além disso, através da utilização da análise CAE, para realizar estudos de eficiência da carroçaria, dinâmica do chassis e rigidez torsional, a equipa de Boreham estabeleceu parâmetros e atributos precisos que o novo Ford Escort Mk1 RS deverá oferecer. Através deste programa, a equipa identificou várias áreas do carro onde podem ser feitas melhorias estruturais. Utilizando estes conhecimentos, Boreham elaborou melhorias meticulosamente concebidas para optimizar o comportamento real do automóvel e a dinâmica de condução, o desempenho, a usabilidade e a maneabilidade, garantindo que o novo Ford Escort Mk1 RS se mantém fiel às suas lendárias raízes.
O programa de análise de engenharia moderno significa que a carroçaria totalmente em aço do Ford Escort Mk1 RS recebe um reforço adicional, arcos interiores mais largos e amortecedores traseiros verticais. A chave para uma experiência Peak Analogue® é o foco da engenharia num objetivo de peso de 800kg. A leveza é fundamental para o design, com o capot, a tampa da bagageira e todos os elementos interiores a serem feitos de fibra de carbono e a utilização de materiais leves no eixo traseiro, além das jantes opcionais de magnésio forjado.
Passando para o cockpit do novo Ford Escort Mk1 RS, a Boreham concebeu um interior moderno e centrado no condutor, que equilibra a leveza e o conforto do condutor. A funcionalidade moderna está perfeitamente integrada no interior, incluindo vidros aquecidos e ar condicionado com quatro saídas de ventilação para um melhor controlo da climatização, incluindo uma função dedicada de desembaciamento do ecrã. Cada componente do interior foi concebido de acordo com os mais elevados padrões de fabrico, com uma mistura de Alcantara, peles nobres e componentes anodizados. Os cintos de de inércia de três pontos estão incluídos de série, com um arnês de quatro pontos opcional e um compartimento traseiro para capacetes, fabricado em carbono. O roll-bar completo, com barras de porta amovíveis, aumenta a rigidez, mantendo a integridade do veículo, garantindo ao mesmo tempo que o desempenho permanece inalterado.
Simplicidade de design com propósito
Wayne Burgess, Diretor de Design, traz uma ligação profunda e pessoal ao projecto Ford Escort, já que oo seu primeiro automóvel foi um Escort MkII. A sua visão para o novo Ford Escort MkI RS é moldada tanto pela sua experiência pessoal e profissional, como pelo amor pela herança, desempenho e design do modelo.
Design Exterior – A filosofia que orienta o design exterior é de pureza – uma celebração da simplicidade e da forma, eliminando qualquer ornamentação desnecessária para deixar apenas o que é essencial. A chave para tal é a remoção dos pára-choques e dos indicadores de mudança de direcção principais, oferecendo uma silhueta mais elegante e pura. O contorno da grelha em alumínio maquinado introduz um toque de artesanato moderno, enquanto os faróis são inspirados nas luzes clássicas, muitas vezes cobertas com fita-cola durante as corridas – uma característica distintiva que evoca as raízes do desporto automóvel do Escort.
As luzes traseiras refletem este espírito, num formato simples e fundamental atualizado com tecnologia moderna para garantir um desempenho e visibilidade superiores, mantendo ao mesmo tempo o visual histórico. Cada escolha de design é feita com um propósito: os novos puxadores, espelhos e componentes acrescentam um elemento de elegância refinada sem ofuscar a pureza do design geral. As rodas são compactas, mantendo-se fiéis aos fundamentos do Mk1 original, mas são combinadas com capacidades de desempenho modernas para garantir que o carro se conduz tão bem quanto parece.
Design Interior – O interior do Ford Escort Mk1 RS continua o tema da simplicidade, com uma abordagem moderna à funcionalidade e um design centrado no condutor. O interior oferece conforto e desempenho em igual medida, combinando o estilo vintage com a praticidade moderna.
Uma característica fundamental do interior é o painel de instrumentos baixo e horizontal que proporciona uma sensação de espaço e abertura, enquanto o bináculo compacto assenta perfeitamente atrás volante para garantir uma visão clara e desimpedida da estrada. O volante de três raios em "tulipa" com aro fino é funcional e esteticamente agradável, oferecendo uma ligação direta e táctil entre o condutor e a máquina. O painel de instrumentos mantém o seu apelo analógico, mas foi adaptado para satisfazer os padrões contemporâneos, assegurando ao condutor um estilo clássico e uma comodidade moderna.
Wayne Burgess, Diretor de Design, observa “Desde o início que o nosso objetivo foi honrar a simplicidade e a pureza do design original; garantindo ao mesmo tempo que correspondesse às expectativas de um automóvel de desempenho moderno. Cada detalhe, desde o minimalismo do exterior à funcionalidade criteriosa do interior, consiste em destilar a essência daquilo que tornou o Mk1 tão especial. Trata-se de criar um automóvel que não só olhe para trás, para a sua herança, mas também que avance para uma nova era de desempenho Peak Analogue®.”
Estreia pública
Limitado a 150 carros, o preço começa nas 295.000 libras. Uma garantia de 30.000km ou 2 anos também garantirá que os clientes saem e conduzem com confiança. O público e a imprensa terão a primeira oportunidade de ver o automóvel no verão de 2025, antes do início da produção no terceiro trimestre do mesmo ano.
Iain Muir, CEO da Boreham Motorworks comenta: “Recriar o Ford Escort Mk1 RS para uma nova geração, não passa apenas por construir um automóvel; trata-se de honrar um legado que inspirou os entusiastas da condução durante mais de meio século. Na Boreham Motorworks, comprometemo-nos não só a permanecer fiéis à essência do original, mas também a trazê-lo para a era moderna com uma engenharia de ponta, um design de precisão e uma habilidade incomparável. A nossa equipa trabalhou incansavelmente para garantir que todos os aspectos deste automóvel, desde a sua dinâmica até à sua estrutura, fossem meticulosamente concebidos para proporcionar a experiência de condução mais pura possível. Esta é a personificação do que Boreham representa – uma mistura perfeita de herança e inovação. Estamos orgulhosos por trazer o Escort Mk1 RS de volta à vida e entusiasmados pelos entusiastas da condução que irão experimentar o seu desempenho icónico. Estamos ansiosos por mostrar o carro ao público e aos entusiastas da Ford no verão.”