Concurso de Elegância de Espinho - um salto evolutivo
Fotos: Rui Reis (Motorbest)
Realizou-se no dia 13 mais uma edição do histórico Concurso, que trouxe para o centro de Espinho 25 fascinantes automóveis clássicos de estilos e épocas distintas e divididos por cinco categorias, habilitando-se a um total de oito prémios.
O evento atraiu centenas de pessoas ao centro de Espinho ao longo de todo o dia.
Além do concurso, havia outros automóveis em exposição. A Caetano Baviera ajudou a montar uma exposição de celebração dos 40 anos do BMW M3, com todas as versões mais especiais de cada geração. Também o Clube BMW M se juntou à festa com uma concentração nos jardins.
O Museu do Caramulo trouxe até Espinho o Ford T que foi o início da colecção do Dr. João Lacerda e com o qual participou, em 1969, na edição inagural do Concurso de Elegância de Espinho.
O Júri técnico, que foi constituído por Gustavo Brandão, Jorge Pinhal e Hugo Reis, analisou cada automóvel e elegeu um vencedor em cada categoria, de entre os quais seria escolhido o Best of Show.
Já o prémio de Elegância, ficou a cargo de um Júri específico composto por:
- Ricardo Correia de Barros, neto do Dr. João Lacerda, em representação do Museu do Caramulo;
- Rúben Avelar, Administrador da Caetano Baviera Gaia;
- Marcos Borges Santos, criador do canal e da marca "Automóveis com História".
Depois de analisar cada automóvel, estas foram as escolhas:
MENÇÃO HONROSA
Porsche 928 de 1979
EXECUTIVOS
Plymouth Special Deluxe de 1948
ÍCONES
Mercedes-Benz 250 SL “Pagoda"
YOUNGTIMERS
Ferrari Testarossa “Monospecchio"
PÓS-GUERRA
Porsche 356A T1
Caetano BAVIERA
BMW 3.0 CSL
PRÉMIO DE ELEGÂNCIA
Morris Minor Series II
PRÉMIO DO PÚBLICO
Triumph TR2
BEST OF SHOW
Ferrari Testarossa “Monospecchio"
O evento contou com os apoios da Caetano Baviera Gaia, do Grupo Solverde e da Câmara Municipal de Espinho. A Presidente do Município, Maria Manuel Cruz, esteve presente, participou no desfile a bordo de um Ford T e esteve também presente no almoço de confraternização entre participantes e organização.
Depois de em 2025, ter recebido mais e melhores automóveis a concurso, mais animação e muito mais público, será de esperar um regresso em grande em 2026, para continuar a prestigiar a cidade que o acolhe.