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Ferrão volta a vencer 6h de Spa, com GT40 ex-Gaspar

Em equipa com o experiente Martin Stretton, Diogo Ferrão venceu de novo a prova, 11 anos depois de o ter conseguido pela primeira vez.
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28 de set. de 2025

É mais um capítulo excepcional na história do Ford GT40 chassis #P/1022. Ao longo dos últimos anos, Diogo Ferrão tem vindo a somar resultado impressionantes ao currículo. 

O piloto logrou vencer por três vezes a sua classe no Le Mans Classic, fez um terceiro lugar no Goodwood Revival em 2013 e, com este resultado, soma já duas vitórias nas 6 Horas de Spa Francorchamps. 

Estes resultados tornam-se mais impressionantes se tivermos em conta que este GT40 é um dos poucos chassis originais e com historial, que ainda competem nestas provas onde a intensidade da competição leva a maioria dos pilotos a optar por recriações do modelo original. 

Apesar disso, Ferrão arriscou, e bem, fazer alinhar o #P/1022, dividindo o volante com o seu companheiro de equipa habitual, Martin Stretton, um nome destacado nas competições de automóveis clássicos. 

Nas declarações após a corrida, ambos os pilotos frisaram o quão especial era para eles esta vitória com Stretton a afirmar mesmo que o Diogo é o seu companheiro de equipa preferido, pela comprovada rapidez e consistência, invulgares num “gentleman driver”.

Apesar duma vida passada nas pistas, Diogo Ferrão é o líder da Race Ready, a empresa organizadora de competições de clássicos e GT, que transformou o panorama da competição em Portugal e Espanha, com corridas noutros países da Europa. 

Já no próximo fim-de-semana, a Race Ready faz equipa com a Peter Auto na organização do Estoril Classics.

Na mesma prova e também de Ford GT40, neste caso o Roadster, esteve João Pedro Macedo Silva, em equipa com Oliver Stirling. A dupla partiu da 15ª posição e fez uma primeira hora de corrida promissora, ascendendo ao décimo lugar.  Contudo, os comissários forçaram a equipa a fazer duas entradas extra nas boxes, por questões regulamentares. 

A primeira delas por causa do sistema Hans, que o piloto do Porto nunca usa neste carro, pois a fixação muito particular dos cintos de segurança do Roadster não se coaduna com o sistema e potencia o risco de uma lesão grave no tronco, em caso de acidente. Contudo, este colégio de comissários teve um entendimento diferente de outros e obrigou à colocação do dispositivo, o que forçou à paragem e perda de bastante tempo.

Houve ainda uma segunda paragem forçada pelos comissários devido ao sistema de fixação das câmaras onboard. Como consequência, Macedo Silva caiu para a 20ª posição.