Salvar Circuito da Boavista com Rui Rio
Aconteceu no dia 25 de Novembro, no Clube Fenianos Portuenses, a segunda tertúlia organizada pelo Movimento Salvar o Circuito da Boavista, com a presença de várias personalidades, incluindo Rui Rio.



Escrito por:
Motorbest

2023-12-13

O Movimento Salvar o Circuito da Boavista foi formado em 2014, por um grupo de entusiastas e pilotos, e teve como seu primeiro acto público uma manifestação de rua no traçado do circuito, em Dezembro desse ano.
Em 2017, em época de eleições para a presidência da FPAK, este colectivo organizou a sua primeira tertúlia, que encheu uma sala do hotel Crowne Plaza, na Avenida da Boavista, e contou com a presença de um dos obreiros do Circuito na era moderna, o ex-vereador e ex-Vice-Presidente da Câmara do Porto. Presentes estiveram também os dois candidatos à liderança da FPAK, Manuel Mello Breyner (então Presidente) e Ni Amorim (actual Presidente), que então revelaram forte divergência acerca da intenção do executivo de Rui Moreira de reactivar o Circuito.

Quase cinco anos volvidos sem que tenha havido novidades acerca do evento e, aproximando-se um fim de ciclo na gestão da autarquia, o Movimento Salvar o Circuito da Boavista entendeu que era a altura certa para acordar de novo o tema e recordar a importância histórica e estratégica desta marca do Porto. Assim, aceitou o desafio dos Fenianos Clássicos – secção do Clube Fenianos Portuenses dedicada aos automóveis clássicos – e, no Salão Nobre da sede daquele clube, reuniu uma centena de entusiastas, que assistiram à tertúlia e a filmes inéditos das edições dos anos 50, pertencentes ao espólio do Museu do Caramulo.

A escolha da data deveu-se também ao facto de se contarem dez anos desde a última edição do evento e um século desde o Quilómetro Lançado da Avenida da Boavista, aquela que foi uma das primeiras provas de desporto motorizado realizadas na cidade. Para falar sobre esse tema e apresentar o seu novo livro “Circuito das Beiras”, foi convidado o Eng. José Barros Rodrigues.

Para viajar até aos anos 50 e 60 e ao período áureo do Grande Prémio da Boavista, o primeiro painel contou com dois pilotos participantes: Manuel Spratley e Fernando Batista, mas também com José Filipe Nogueira que trouxe as recordações do seu saudoso pai, Joaquim Filipe Nogueira, que em 1956 marcou a história do circuito com uma extraordinária performance aos comandos do Ferrari 750 Monza, que terminou com um acidente violento quando lutava pela vitória. Além das recordações, Filipe Nogueira trouxe consigo o capacete usado nessa mesma prova, com as marcas do impacto bem evidentes. Um precioso pedaço de história do automobilismo nacional.

No painel final, falou-se do passado recente do circuito – e do eventual futuro – com os pilotos e dirigentes da ANPAC – Associação Portuguesa de Pilotos de Automóveis Clássicos, José Fafiães e Kiko Mora, que é também dirigente da FPAK. A eles juntaram-se Vladimiro Feliz e o ex-Presidente da Câmara do Porto e mentor da “terceira vida” do Circuito da Boavista, Rui Rio. Mora e Fafiães sublinharam a lacuna que representa a ausência de uma prova desta magnitude no calendário nacional, particularmente tendo em conta a actual inactividade do Circuito Vasco Sameiro. Realçaram também o facto daquele Circuito ter sido a motivação para muitos regressos e outra tantas estreias nas lides do automobilismo clássico por parte de diferentes pilotos.

Rui Rio e Vladimiro Feliz, viveram ambos intensamente o outro lado do evento, e trouxeram, por isso, um testemunho único. Feliz recordou o impacto indirecto na economia do Porto e as oportunidades geradas pelo Circuito que ainda hoje dão frutos, nomeadamente nos repetidos lançamentos internacionais de automóveis que vão acontecendo na cidade. O ex-Vice-Presidente e candidato à Presidência nas últimas eleições, sublinhou o papel que a prova tinha na criação de uma imagem de sofisticação da cidade e na atracção de um turismo de valor acrescentado.

Vladimiro Feliz falou ainda de todo o processo de optimização e agilização da montagem e desmontagem do circuito ao longo das várias edições e de como o trabalho desenvolvido serviu de modelo para outros circuitos urbanos noutros pontos do mundo.
Recorde-se que, em 2021, enquanto candidato à Presidente da Câmara, Feliz assumiu o compromisso de trazer de volta o Grande Prémio, com o E-TCR e as corridas de históricos, caso fosse eleito.

Rio, por seu lado, começou por enaltecer o Movimento Salvar o Circuito da Boavista, não só a iniciativa, mas todos aqueles que mantém viva a memória do evento e não desistem de lutar pelo seu regresso, afirmando que, por isso, se sentiu na obrigação de marcar presença.
Em seguida, o ex-autarca lamentou a decisão de não se honrar o compromisso de longo-prazo que o Circuito da Boavista representava, com claros prejuízos para a cidade, por motivos que nada têm a ver com o evento e seus custos. 800 mil euros era, segundo Rio, o custo que o evento tinha para a cidade depois de pagas todas as despesas e apurados os proveitos.

“Tratando-se de um evento bienal, isso representava um peso orçamental anual de apenas 400 mil euros. Valor esse que a oposição gostava de referir como prejuízo, mas mais não era do que um investimento na projecção e desenvolvimento da cidade, como o é qualquer evento cultural. Só que este, faz parte da história do Porto, ao contrário de outros”. Questionados sobre quanto tempo seria necessário para voltar a trazer o evento ao nível de optimização de custos da última edição, os dois políticos concordaram que só numa hipotética terceira reedição se conseguiria recuperar o que se perdeu com este hiato de dez anos.

Rio assumiu a paternidade da ideia do regresso do Circuito da Boavista em 2003 e admitiu que era uma das obras de que mais se orgulhava do seu tempo à frente dos destinos da cidade. Por fim, lamentou que não se vislumbrasse no horizonte político outro potencial candidato que pudesse recuperar o evento.



Outros artigos

Salvar Circuito da Boavista com Rui Rio

by | Dez 13, 2023 | Actualidade | 0 Comments

Aconteceu no dia 25 de Novembro, no Clube Fenianos Portuenses, a segunda tertúlia organizada pelo Movimento Salvar o Circuito da Boavista, com a presença de várias personalidades, incluindo Rui Rio.

Emerson Fittipaldi no fórum autoClássico/Motorbest

by | Set 15, 2023 | Actualidade | 0 Comments

O bicampeão mundial de F1 estará na Exponor nos dias 7 e 8 de Outubro para tertúlias, sessões de autógrafos e voltas de exibição na pista do Motorshow

XRacing volta a organizar Motorshow no Porto

by | Set 14, 2023 | Actualidade | 0 Comments

Nos dias 5 a 8 de Outubro, o espectáculo volta à Exponor, com o seu organizador histórico e um novo traçado.

Regressa o Fórum Motorbest no salão autoClássico

by | Set 14, 2023 | Actualidade | 0 Comments

Nos 20 anos do salão autoClássico, volta a realizar-se o Fórum Motorbest, com temas e convidados bem especiais.

Morreu Jean-Pierre Jabouille

by | Fev 3, 2023 | Actualidade | 0 Comments

Morreu ontem, aos 80 anos, o incontornável piloto francês. Marcou a história pelo percurso na Fórmula 1 e Le Mans.

Salão Motorclássico regressa em Março.

by | Dez 12, 2022 | Actualidade | 0 Comments

O Salão Motorclássico regressa a Lisboa nos dias 3, 4 e 5 de Março de 2023, agora na Cordoaria Nacional.

Uma Transit de 80.000€!

by | Dez 5, 2022 | Actualidade | 0 Comments

Está em excelente estado, tem enorme espaço de carga, mas dificilmente a vai encontrar na feira da sua terra. Este trabalhadora vai ter uma reforma dourada!

O “Mondeo” mais caro do mundo? X-Type real vai a leilão.

by | Nov 18, 2022 | Actualidade | 0 Comments

Os automóveis da família real sempre foram - como tudo o que a rodeia - alvo de curiosidade. No ano da morte da Rainha Elisabete II, a sua fiel (e eventualmente fiável) Jaguar X-Type Estate vai a leilão.

O sucesso do Best Outono

by | Nov 18, 2022 | Actualidade | 0 Comments

O Best Outono encerrou em grande a época de passeios Motorbest Tours, com 52 participantes e 24 automóveis. Um evento marcado por uma rota divertida e pelo convívio num local de excepção.

Lamborghini Aventador – o fim de uma era

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

Fim da produção do último Lamborghini com motor puro V12, um supercarro icónico que definiu uma década.

1º Passeio de Clássicos Soc. Com. C. Santos

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

O passeio, organizado pela Sociedade Comercial C. Santos em parceria com a Motorbest Tours e com o apoio do Mercedes-Benz Club Portugal, reuniu à partida, alguns dos mais emblemáticos modelos da história da marca.

No Estoril Classics: Ferrari 250 GT SWB

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

O Valor do Ferrari 250 GT SWB ascendendo a cerca de 10 milhões de euros. Todos os adeptos de automobilismo terão a possibilidade de ver uma destas belas máquinas a evoluir em pista durante o Estoril Classics.

Falta pouco para a Corrida dos Fundadores

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

A Corrida dos Fundadores by Cartrack, é um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939) que celebra a era dourada do automobilismo.

Bentley Mulliner Batur brilha no Chantilly Arts & Elegance

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

A Bentley Motors participou no evento Chantilly Arts & Elegance Richard Mille durante a estreia europeia do grand tourer de duas portas, limitado a apenas 18 exemplares a nível mundial, o Bentley Mulliner Batur.

Chegou a Motorbest Tours

by | Mar 10, 2022 | Actualidade | 0 Comments

Uma nova área de actividade da Motorbest, dedicada aos passeios em automóveis clássicos.

Hazel Chapman (1927-2021)

by | Dez 21, 2021 | Actualidade | 0 Comments

Viuva desde 1982, Hazel provou, discretamente, ser muito mais do que apenas "a mulher de Colin".

Porsche Boxster fez 25 anos

by | Dez 18, 2021 | Actualidade | 0 Comments

Um modelo de entrada digno do ADN Porsche e que abriu novos horizontes à marca.

Isenção de IUC para Históricos Certificados

by | Abr 1, 2020 | Actualidade | 0 Comments

Lei passa a reconhecer o estatuto dos Veículos de Interesse histórico, também para efeitos fiscais.

Rui Queirós publica “Corridas Imaginárias”

by | Mar 9, 2020 | Actualidade | 0 Comments

A Livraria Ascari foi palco do lançamento do livro que reúne muitas das ilustrações do artista.

Inaugurado Espaço Ford em Rans

by | Mar 2, 2020 | Actualidade | 0 Comments

Um novo espaço para entusiastas da marca Ford, na Freguesia de Rans, em Penafiel.

Balanço leilões Retromobile

by | Mar 1, 2020 | Actualidade | 0 Comments

Uma análise aos sinais dos três grandes leilões para o ano comercial de 2020.

0 Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This