Historic Endurance arrancou em Portimão
CORRIDA 1
Estreia vitoriosa para o Porsche de Bruno Duarte / Filipe Jesus e triunfo no Index de Performance para o Lotus Cortina da Família Macedo Silva
Na tarde de sábado arrancou oficialmente a temporada de 2025 do Iberian Historic Endurance com uma prova extra-calendário no Autódromo Internacional do Algarve. Bruno Duarte e Filipe Jesus foram os grandes vencedores, estreando-se a vencer na competição, naquela que tem sido uma impressionante progressão competitiva da dupla nos últimos anos.
A qualificação da manhã definiu a grelha de partida, com o imponente Ford GT40 de Paulo Lima a assegurar a pole position, tendo ao seu lado o surpreendente Porsche 911 2.5 ST de Guilherme e Piero Dal Maso.
Contudo, antes mesmo da corrida começar, registou-se a primeira reviravolta: o pole-position não conseguiu sair das boxes, tal como outras duas equipas, ainda algo "enferrujadas" nesta fase inicial da época, que acabaram por partir do pitlane. Assim, a luta pela liderança deu-se entre os Porsche da família Dal Maso e de Bruno Duarte e Filipe Jesus.
Mais atrás, múltiplas batalhas entre os distintos e carismáticos automóveis do Historic Endurance davam um brilho especial à prova. Destaque para Carlos Brizido, que desta vez fez equipa com Miguel Lobo — a dupla partiu do último lugar e recuperava posições de forma consistente até ser forçada a uma paragem adicional, à sétima volta, devido a um problema mecânico, caindo novamente para o fundo da classificação.
Imprimindo um ritmo forte e consistente, Bruno Duarte e Filipe Jesus garantiram a vitória na categoria H-1976, enquanto Guilherme e Piero Dal Maso triunfaram nos H-1971, terminando a escassos dois segundos dos vencedores absolutos. A acompanhar o Porsche 2.5 ST no pódio da categoria até 1971 estiveram os Alfa Romeo GTAm das duplas Rafael Cerveira Pinto / Carlo Dias Pedro e Jorge Santos / Alcides Petiz.
João Mira Gomes e Nuno Afoito cortaram a meta na terceira posição absoluta e venceram na categoria GTP & SC com o seu fiável Lotus Seven.
Na categoria H-1965, Carlos Alberto Oliveira impôs-se ao volante do Lotus Elan, seguido pelo Porsche 356 de Guillermo Velasco e Francisco Freitas.
Na categoria Gentlemen Driver Spirit e no Index de Performance Cuervo y Sobrinos, os vencedores foram João e Rui Macedo e Silva, que receberam um relógio do patrocinador oficial da competição ibérica. O segundo lugar foi para Rui Bevilacqua e Nuno Veiga, ao volante do Alfa Romeo Giulia TI Super.
CORRIDA 2
Dilúvio algarvio baralha a classificação
Depois de uma corrida com pista seca no sábado, o domingo trouxe condições meteorológicas bem diferentes. A chuva intensa que começou a cair pouco antes da partida baralhou completamente as contas da prova. Para gáudio dos espectadores, o Ford GT40 de Paulo Lima regressou à grelha, depois da RP Motorsport ter solucionado o contratempo técnico da véspera.
A partida decorreu sem incidentes, mas os espectadores — tanto no local como via live streaming — puderam testemunhar as difíceis condições enfrentadas pelos pilotos e o espetáculo visual proporcionado pelos históricos em pista molhada.
O Lotus Seven de Mira Gomes / Afoito arrancou muito bem, assumindo desde cedo a liderança e começando a ganhar vantagem. Mais atrás, o Lotus Cortina da família Macedo e Silva recuperava posições rapidamente, colando-se ao Porsche 911 de Duarte / Jesus e, mais tarde, ultrapassando o Lotus Seven para assumir o comando.
A meio do pelotão, a animação manteve-se, com várias trocas de posição — algumas acompanhadas de piões — mas sem incidentes de maior, mantendo-se todos os carros em pista. As paragens para troca de piloto trouxeram nova mudança de líder, com o Lotus Seven a recuperar a liderança.
Com a chuva a intensificar-se, o Porsche 911 de Duarte / Jesus voltou ao segundo posto, superando o Lotus Cortina, enquanto a família Dal Maso garantiu a terceira posição com o seu Porsche 911. Devido aos lençóis de água que se formaram, a direção de corrida decidiu fazer entrar o Safety Car, que permaneceu em pista nos últimos cinco minutos da prova
No final do dilúvio algarvio, a vitória sorriu a João Mira Gomes e Nuno Afoito no Lotus Seven, seguidos por Duarte / Jesus, vencedores da categoria H-1976. Guilherme e Piero Dal Maso, ao cortarem a meta na terceira posição, garantiram novo triunfo nos H-1971. Desta vez, a família Dal Maso foi acompanhada no pódio por Manuel de la Torre (Porsche 914/6) e Manuel Ferrão, com o Porsche 911 2.3 ST “ex-Américo Nunes”.
Destaque ainda para o segundo lugar nos H-1976 da dupla Carlos Brízido / Miguel Lobo e para nova vitória nos H-1965 do Porsche 356 de Guillermo Velasco e Francisco Freitas, que terminaram num impressionante oitavo lugar da geral.
Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, resumiu assim o fim de semana:
"Foi uma prova de pré-temporada onde o espírito de camaradagem dentro e fora de pista foi dos melhores possíveis. Destaco o facto de todos os belíssimos automóveis que participaram terem terminado a segunda corrida, apesar das difíceis condições atmosféricas. É justo dar os parabéns aos pilotos e preparadores, que, com tão pouco tempo de preparação, conseguiram estar à altura com 100% de sucesso.”
A próxima prova do calendário do Historic Endurance terá lugar entre os dias 25 e 27 de abril, em Spa-Francorchamps — um dos circuitos mais emblemáticos do mundo. As já icónicas 3 Horas de Spa prometem, mais uma vez, muita animação no coração das Ardenas belgas.
Calendário de 2025*
21/22 Março - Exclusive Test Day - Autódromo do Estoril 🇵🇹
05/06 Abril - Algarve Iberian Racing Festival - Autódromo Internacional do Algarve 🇵🇹
27/28 Abril - Spa 3 Hours - Circuit de Spa-Francorchamps 🇧🇪
31 Maio/01 Junho - Jarama Classic - Circuito de Madrid Jarama RACE 🇪🇸
13/14 Setembro - Valência - Circuito Ricardo Tormo 🇪🇸
03/05 Outubro - Estoril Classics - Autódromo do Estoril 🇵🇹
25/26 Outubro - Algarve Classic Festival - Autódromo Internacional do Algarve 🇵🇹
29/30 Novembro - 250 km Estoril - Autódromo do Estoril 🇵🇹