Lamborghini Aventador – o fim de uma era
Fim da produção do último Lamborghini com motor puro V12, um supercarro icónico que definiu uma década.



Escrito por:
Motorbest

2022-09-30

A Automobili Lamborghini anuncia o fim da produção do Aventador: um último Aventador LP 780-4 Ultimae Roadster, pintado num tom azul-claro especial Ad Personam e com destino ao mercado suíço, é o último Lamborghini com motor puro V12 atmosférico a ser produzido em Sant’Agata Bolognese, marcando o fim de uma era.

Apresentado no Salão Automóvel de Genebra, em 2011, como o Aventador LP 700-4, a sua designação destacava os 700 cavalos de potência e a tração permanente às quatro rodas, com o motor montado longitudinalmente na traseira – Longitudinale Posteriore – mas o Aventador dispunha de muito mais. Com um novo motor V12 a 60 graus da Lamborghini, desenvolvido inteiramente pela marca, englobava novas tecnologias significativas, um design extraordinário e intemporal e, não menos importante, uma performance de cortar a respiração, a um nível nunca visto num supercarro de produção. Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, afirmou aquando do seu lançamento: “O Aventador é um salto de duas gerações em termos de ‘design’ e tecnologia, com uma oferta excecional de tecnologias únicas e inovadoras, bem como uma performance que é simplesmente avassaladora.”

As características de referência anunciadas no seu lançamento resistiram durante todo o seu ciclo de vida, ao longo de mais de 8 derivações de modelo e 11.465 automóveis entregues a clientes em todo o mundo. Originou mais de 10 versões one-off e edições limitadas, estabeleceu recordes de pista, ganhou inúmeros prémios, foi objeto de projetos artísticos, figurou em filmes e vídeo jogos e encantou proprietários, entusiastas, crianças e os media em todo o mundo com o seu design inimitável, performance extraordinária, emocionante som de motor e prazer de condução.

“O Lamborghini Aventador foi um automóvel revolucionário na sua fase de lançamento e o modelo topo de gama da Lamborghini durante 11 anos de produção”, diz Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “O motor V12 faz parte da herança da Lamborghini desde os primeiros dias da empresa; o coração pulsante dos modelos Miura, Diablo, Countach e Murciélago. O Aventador captou as competências da Lamborghini em termos de ‘design’ e engenharia quando se estreou em 2011, com os valores da Lamborghini que sempre estiveram no centro do impulso da empresa e do produto: um ‘design’ puro e futurista; uma performance referencial; e uma abordagem aos desafios técnicos com inovação para produzir os supercarros mais emotivos e líderes da sua classe. Estes princípios são a própria essência do Lamborghini Aventador e asseguram o seu apelo intemporal.”

A Lamborghini vendeu mais exemplares do Aventador do que a soma de todos os seus anteriores modelos com motor V12. No seu quinto ano de mercado, a empresa entregou 5.000 unidades, correspondendo ao número total de modelos Murciélago produzidos e entregou o Aventador número 10.000 em setembro de 2020.

Engenharia de performance, inovação e design

A inovação técnica era parte integrante do Aventador, impulsionada pelo departamento de I&D da Lamborghini, chefiado pelo Diretor Técnico Maurizio Reggiani, que trabalhou em estreita colaboração com o departamento de design Centro Stile, numa abordagem do tipo “folha em branco”. O primeiro da sua espécie num automóvel de produção, uma leve estrutura monocoque em fibra de carbono, de uma só peça, com apenas 147,5 kg de peso, foi produzida inteiramente pela marca através do processo patenteado RTM-Lambo™ da Lamborghini. Proporcionou a máxima rigidez torsional e segurança para os ocupantes. A perícia da Automobili Lamborghini em fibra de carbono e tecnologias de baixo peso está representada em toda a evolução do Aventador, incluindo extensos desenvolvimentos em tecnologias de compósitos forjados. Uma equipa de “médicos voadores” foi estabelecida no início de vida do Aventador, viajando por todo o mundo para apoiar os concessionários com diagnósticos especializados e reparações à estrutura monocoque em fibra de carbono quando danificada.
O novo motor com 12 cilindros de 6,5 litros de cilindrada, com 700 cavalos de potência às 8.250 rpm, permitia registar uma impressionante aceleração de 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos, bem como atingir uma velocidade máxima de 350 km/h. Com 690 Nm e uma curva de binário bem definida, a capacidade de aceleração, dinamismo, eficiência aerodinâmica e comportamento preciso do Aventador, em sintonia com o rugido do motor V12, evoluíram para conservar o estatuto lendário e apelo do Aventador ao longo do seu ciclo de vida.

Uma transmissão robotizada de uma só embraiagem Independent Shifting Rod (ISR), escolhida pela sua leveza, compacidade e pelas passagens de caixa mais emotivas, era única num automóvel de estrada e permitia mudar de relação em apenas 50 milissegundos. Foi implementado um sistema de suspensão do tipo pushrod, inspirado na Fórmula 1, com uma ECU central a controlar os sistemas eletrónicos, bem como a configuração do supercarro em termos de motor, transmissão, diferencial, estabilidade e direção através do inédito sistema de seleção do modo de condução: STRADA, SPORT e CORSA.
O design do Aventador, liderado pelo diretor do Centro Stile Filippo Perini, revelava um supercarro de inspiração aeronáutica, dinâmico e esculpido. As suas linhas bem definidas, superfícies complexas e justaposição de ângulos e superfícies, incluindo as portas em tesoura reservadas aos Lamborghini com motor V12, resultavam num design automóvel intemporal, mas, mais importante ainda, numa duradoura e poderosa peça de arte automóvel.

Arte, drama e performance

Cada Aventador produzido é considerado uma peça de arte e 85% dos Aventador contam com personalização Ad Personam especificada pelos seus proprietários: mais de 200 cores e acabamentos únicos foram criados para o Aventador.

O artista de rua Skyler Grey criou a sua interpretação das tonalidades amarela e laranja típicas de Lamborghini, complementada por uma animação de touros de corrida, num Aventador S exibido na Monterey Car Week em 2019: o primeiro Aventador a ser certificado por blockchain. Em 2020, o estilista japonês Yohji Yamamoto colaborou com a Lamborghini Centro Stile para “vestir” um Aventador S com a sua assinatura arrojada com padrões pretos e vermelhos. O Aventador tem sido exibido em várias exposições, desde a “Lamborghini: Design Legend” em São Petersburgo à Art Basel, bem como no Wolfsonian em Miami Beach e ainda no evento “Art and Exclusivity” com curadoria da Lamborghini em Veneza. O último Aventador LP 780-4 Ultimae coupé a ser produzido foi leiloado em 2022 em conjunto com o drop 1:1 NFT desenvolvido pelos artistas contemporâneos Krista Kim e Steve Aoki.

No Lamborghini Day do Japão em 2017, cinco inéditos modelos do Aventador Roadster S foram apresentados em paletas de cores que representam os elementos naturais da cultura japonesa: água, terra, fogo, vento e céu. Dois automóveis com cores especialmente criadas inspiradas na cultura e na bandeira da Coreia foram criados em 2021 e apresentados em Seul: O verde Ocno que simboliza o “caloroso sentimento coreano” e o azul Emera que representa a “inteligência e sabedoria”. Um Aventador S Goodwood Special Edition com as cores cinzento e laranja Ad Personam e com decalques e bordados interiores Goodwood foi produzido como um one-off em 2017.

O Aventador foi estrela de cinema em filmes como “Batman: the Dark Knight Rises” em 2012. Protagonizado por Christian Bale, o ator, como Bruce Wayne, conduziu um Aventador LP 700-4. Um Aventador LP 700-4 participou, igualmente, em “Transformers: Age of Extinction” em 2014 como o vilão Decepticon Lockout e muitos outros Aventador apareceram em inúmeros vídeos musicais, bem como foram produzidos como modelos à escala e como brinquedos para crianças.

O Aventador tem sido um protagonista em inúmeros tours e aventuras, desde a sua pátria, Itália, à Escandinávia e à Escócia, passando pela Ásia e pelas Américas. O Aventador coupé e o roadster juntaram-se a 350 modelos Lamborghini, atuais e históricos, de todo o mundo para entusiasmar proprietários e multidões nas estradas italianas em maio de 2013, num evento turístico que celebrou os 50 anos desde que Ferruccio Lamborghini fundou a empresa italiana de supercarros.

No entanto, no topo das suas credenciais de performance estão os dois recordes de volta obtidos no famoso traçado Nordschleife do circuito Nürburgring: o Aventador LP 750-4 SV registou, em 2015, uma volta em menos de sete minutos, mais precisamente em 6:59:75, com o Aventador SVJ a recuperar o recorde para a Lamborghini em 2018, com um tempo no “Ring” de 6:44.97.

Evolução do modelo

Após a estreia do Aventador LP 700-4, a versão roadster foi anunciada em dezembro de 2012. Com os seus leves painéis em fibra de carbono removidos e armazenados debaixo do capô frontal, o roadster proporcionava uma emocionante experiência de condução a “céu aberto”. Durante a sua apresentação dinâmica em Miami no início de 2013, o ano do 50º aniversário da Lamborghini, e com autorização especial do Presidente da Câmara de Miami e da Administração Federal de Aviação, a Lamborghini deu início às suas festividades na pista do aeroporto, estabelecendo velocidades de até 338 km/h: mais rápido do que a velocidade de descolagem dos aviões.

O Aventador LP 750-4 SuperVeloce, apresentado no Salão Automóvel de Genebra em 2015, foi agraciado com um aumento de potência de 50 cv e uma redução de peso de 50 kg para uma excecional relação peso/potência de 2kg/cv. Também recebeu uma nova aerodinâmica, incluindo uma asa fixa em fibra de carbono, e a aceleração melhorada de 0-100 km/h passou a fazer-se em 2,8 segundos. Ao reclamar o recorde de volta para um veículo de produção no traçado Nordschleife do circuito de Nürburgring com um tempo de 6:59:75 em 2016, com Marco Mapelli ao volante, piloto de testes da Pirelli, os seus números de produção foram limitados a 600 unidades. E tal como a produção dos 500 Aventador SV Roadster anunciada mais tarde naquele verão, esgotou em poucos meses.

Com mais de 5.000 unidades do Aventador entregues até março de 2016, em dezembro desse ano foi anunciada a nova geração do Aventador S, com a sua revelação oficial a decorrer no Salão Automóvel de Genebra de 2017. Com o sufixo ‘S’ a destacar as suas melhorias como nos modelos “S” anteriores da Lamborghini, o novo Diretor de Design da Lamborghini, Mitja Borkert, supervisionou modificações de design que incorporaram uma nova aerodinâmica com até 50% mais eficiência e 130% de downforce frontal adicional. Com 740 cv de potência e um aumento para 690 Nm de binário às 5.500 rpm, o Aventador S introduziu o Lamborghini Dinamica Veicolo Attiva (LDVA), controlando, centralmente, todos os sistemas eletrónicos, suspensão MagneRide, quatro rodas direcionais e um modo de condução adicional personalizável: EGO. O Aventador S Roadster foi revelado no Salão Automóvel de Frankfurt no outono de 2017.

Antes da sua revelação na Monterey Car Week em agosto de 2018, o Aventador SVJ – assume o sufixo Jota para denotar as suas proezas em pista – tinha já estabelecido a sua reputação. Com o piloto de testes da Lamborghini Marco Mapelli ao volante um exemplar com camuflagem, alcançou um tempo por volta de 6:44.97 no traçado Nordschleife do circuito de Nürburgring em julho, recuperando o recorde entre os veículos de produção para a Lamborghini. O seu renovado motor produzia 770 cv e com 720 Nm de binário às 6.750 rpm e adotou o sistema aerodinâmico ativo ALA da Lamborghini em conjunto com o sistema LDVA 2.0, alcançando até 40 % de downforce adicional em relação ao modelo SV anterior e uma redução de 1% no coeficiente de arrasto. A sua engenharia ligeira, incorporando uma utilização extensiva de fibra de carbono e um escape em titânio, resultou numa relação peso/potência de apenas 1,98 kg/cv. Em conjunto com o modelo Roadster apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2019, um coupé “63 edition” de produção limitada comemorou o ano de fundação da empresa, seguido de uma “63 Roadster edition” revelada na Monterey Car Week de 2019: todos foram vendidos antes do seu lançamento.

O fim do Aventador, o último motor V12 atmosférico a ser produzido pela Lamborghini, foi anunciado em julho de 2021: o Aventador LP 780-4 Ultimae, combinando os elementos mais icónicos de design e engenharia do Aventador S e SVJ para apresentar uma obra-prima final definitiva e a mais pura experiência de condução V12. Com a sofisticação do design do ‘S’, 780 cv de potência, uma aceleração de 0-100 km/h em 2,8 segundos – a mais rápida de qualquer Aventador – e os 720 Nm de binário do SVJ, o Aventador Ultimae assumiu o melhor de cada um dos seus antecessores, tendo todos os 350 coupé e 250 roadster sido vendidos pouco tempo depois da sua estreia.

Versões exclusivas e edições especiais

A Lamborghini tem uma forte herança de produzir versões exclusivas e edições muito limitadas dos seus supercarros, em particular do seu topo de gama V12, o Aventador.

Um ano após o lançamento do Aventador, o one-off Lamborghini Jota foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2012: o modelo aligeirado do tipo barchetta, sem tejadilho e sem janelas, e que introduziu o tecido CarbonSkin™ da Lamborghini, prestou homenagem ao regulamento de competição do Apêndice J da FIA e ao anterior Miura Jota.

Em celebração do 50º aniversário da empresa em 2013, um Aventador Anniversario especial foi exibido pela primeira vez no Shangai Motor Show em 2013 e o roadster na Monterey Car Week no mesmo ano. Os 100 coupé e 100 roadster foram produzidos com uma atualização de 20 cv de potência, aerodinâmica melhorada, pintados de cor amarela Giallo Maggio, específica do modelo, e equipados com um logótipo do 50º aniversário em compósito forjado de fibra de carbono.

No ano do seu aniversário foi também criado o Lamborghini Aventador “follow-me” do aeroporto da sua cidade natal, o aeroporto Guglielmo Marconi em Bolonha. O LP 700-4 branco, com bandeiras vermelhas e brancas, luzes de segurança no tejadilho e “follow-me” no seu capô, entusiasmou os passageiros enquanto o Aventador “cumprimentava” os aviões e os conduzia aos seus lugares durante o mês de celebração da Lamborghini em maio de 2013.

Em dezembro de 2014, ao celebrar os 50 anos da associação de longo prazo entre a Lamborghini e a Pirelli, a edição Aventador LP 700-4 Pirelli foi anunciada quer em formato coupé, quer em roadster. O seu esquema de duas cores ecoou o dos pneus da Pirelli, com tejadilho e detalhes de contraste em preto e com uma fina linha vermelha a atravessar o tejadilho.

No Goodwood Festival of Speed de 2016, no Reino Unido, foi revelado o Aventador LP 700-4 Miura Homage, edição que celebrava os 50 anos desde que a Lamborghini anunciou o seu superdesportivo Miura com motor V12. As 50 unidades foram vendidas com uma cor exclusiva de dois tons e acabamentos que refletiam as paletas originais do Miura, com cores especiais Rosso Arancio Miura, Blu Tahiti e Verde Scandal e com cores secundárias prateadas ou douradas.

Em julho de 2020, durante o desafio da pandemia, foi anunciado o Aventador SVJ Xago: apenas dez unidades seriam produzidas para clientes através do novo estúdio virtual Ad Personam da Lamborghini, inspirando-se na forma “hexagonita” encontrada no design da Lamborghini e nas nuvens de tempestade em torno do polo norte de Saturno.

Os Lamborghini exclusivos concebidos com base no chassis Aventador incluem ainda os Veneno coupé e roadster. Ao comemorar o 50º aniversário em 2013, o coupé foi revelado no Salão Automóvel de Genebra com 740 cv, um design extremamente leve desenvolvido sob a familiar forma em Y da Lamborghini e em torno das suas aumentadas entradas de ar e do escape modificado. Uma interpretação de um protótipo de competição homologado para estrada, três dos Grigio Veneno coupé foram produzidos para clientes, cada um com um destaque diferente do verde, branco e vermelho da bandeira italiana, com um quarto exemplar conservado pela fábrica. Nove unidades Veneno roadster foram também criadas para clientes, na sequência da revelação do automóvel a bordo de um porta-aviões da marinha em Abu Dhabi, em dezembro de 2013.

No Salão Automóvel de Genebra de 2016, foi revelado o Lamborghini Centenario em homenagem ao 100º aniversário de Ferruccio Lamborghini, numa celebração do design e da inovação tecnológica. Um motor do SV com potência atualizada para 770 cv e com 690 Nm de binário às 5.500 rpm, permitiam acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Contava com quatro rodas direcionais para uma melhor manobrabilidade em cidade e estabilidade a alta velocidade, bem como com uma asa traseira acionada eletronicamente que contribuía com uma quantidade significativa de downforce. Os 20 coupé e os 20 exemplares do roadster mostrados na Monterey Car Week no final desse ano, foram todos vendidos antes da sua estreia junto do público.

O SC18 Alston, anunciado em novembro de 2018, é um automóvel de pista one-off, criado para um cliente em colaboração com o departamento de competição Squadra Corsa da Lamborghini. Baseado no SVJ e com uma potência de 770 cv, foi desenvolvido com base em características aerodinâmicas dos veículos de competição Lamborghini, incluindo uma asa ajustável em fibra de carbono, várias entradas de ar, incluindo uma no tejadilho, uma barbatana central, jantes inspiradas nas do Veneno, um sistema de escape único e luzes traseiras inspiradas no Centenario. O SCV12 de 830 cv revelado em 2020, produzido em apenas 40 unidades, foi desenvolvido pela Lamborghini Squadra Corsa e desenhado pelo Centro Stile. Um veículo de pista criado para um clube exclusivo de 40 proprietários, foi o primeiro automóvel GT homologado de acordo com as medidas de segurança para protótipos da FIA baseado no monocoque de fibra de carbono do Aventador.

O Lamborghini Sián FKP 37 foi oficialmente apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2019: a sua designação presta homenagem ao líder da VW e apoiante da Lamborghini, Ferdinand Piech, nascido em 1937. Baseado no chassis Aventador SVJ, a potência é entregue pelo reconfigurado motor de combustão V12 com 780 cv em conjunto com um motor elétrico de 34 cv alimentado por supercondensadores no eixo traseiro para produzir um total de 808 cv: o primeiro supercarro híbrido a ser produzido pela Lamborghini. O Countach LPI 800-4, apresentado na Monterey Car Week em 2021, é um veículo que estabeleceu novas regras ao nível do design e foi produzido em 112 unidades para celebrar o 50º aniversário do lendário Countach; um precursor e uma inspiração de design para o Aventador V12 e que tal como todos os Aventador, foram todos vendidos.

Outros artigos

Morreu Jean-Pierre Jabouille

by | Fev 3, 2023 | Actualidade | 0 Comments

Morreu ontem, aos 80 anos, o incontornável piloto francês. Marcou a história pelo percurso na Fórmula 1 e Le Mans.

Salão Motorclássico regressa em Março.

by | Dez 12, 2022 | Actualidade | 0 Comments

O Salão Motorclássico regressa a Lisboa nos dias 3, 4 e 5 de Março de 2023, agora na Cordoaria Nacional.

Uma Transit de 80.000€!

by | Dez 5, 2022 | Actualidade | 0 Comments

Está em excelente estado, tem enorme espaço de carga, mas dificilmente a vai encontrar na feira da sua terra. Este trabalhadora vai ter uma reforma dourada!

O “Mondeo” mais caro do mundo? X-Type real vai a leilão.

by | Nov 18, 2022 | Actualidade | 0 Comments

Os automóveis da família real sempre foram - como tudo o que a rodeia - alvo de curiosidade. No ano da morte da Rainha Elisabete II, a sua fiel (e eventualmente fiável) Jaguar X-Type Estate vai a leilão.

O sucesso do Best Outono

by | Nov 18, 2022 | Actualidade | 0 Comments

O Best Outono encerrou em grande a época de passeios Motorbest Tours, com 52 participantes e 24 automóveis. Um evento marcado por uma rota divertida e pelo convívio num local de excepção.

Lamborghini Aventador – o fim de uma era

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

Fim da produção do último Lamborghini com motor puro V12, um supercarro icónico que definiu uma década.

1º Passeio de Clássicos Soc. Com. C. Santos

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

O passeio, organizado pela Sociedade Comercial C. Santos em parceria com a Motorbest Tours e com o apoio do Mercedes-Benz Club Portugal, reuniu à partida, alguns dos mais emblemáticos modelos da história da marca.

No Estoril Classics: Ferrari 250 GT SWB

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

O Valor do Ferrari 250 GT SWB ascendendo a cerca de 10 milhões de euros. Todos os adeptos de automobilismo terão a possibilidade de ver uma destas belas máquinas a evoluir em pista durante o Estoril Classics.

Falta pouco para a Corrida dos Fundadores

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

A Corrida dos Fundadores by Cartrack, é um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939) que celebra a era dourada do automobilismo.

Bentley Mulliner Batur brilha no Chantilly Arts & Elegance

by | Set 30, 2022 | Actualidade | 0 Comments

A Bentley Motors participou no evento Chantilly Arts & Elegance Richard Mille durante a estreia europeia do grand tourer de duas portas, limitado a apenas 18 exemplares a nível mundial, o Bentley Mulliner Batur.

Chegou a Motorbest Tours

by | Mar 10, 2022 | Actualidade | 0 Comments

Uma nova área de actividade da Motorbest, dedicada aos passeios em automóveis clássicos.

Hazel Chapman (1927-2021)

by | Dez 21, 2021 | Actualidade | 0 Comments

Viuva desde 1982, Hazel provou, discretamente, ser muito mais do que apenas "a mulher de Colin".

Porsche Boxster fez 25 anos

by | Dez 18, 2021 | Actualidade | 0 Comments

Um modelo de entrada digno do ADN Porsche e que abriu novos horizontes à marca.

Isenção de IUC para Históricos Certificados

by | Abr 1, 2020 | Actualidade | 0 Comments

Lei passa a reconhecer o estatuto dos Veículos de Interesse histórico, também para efeitos fiscais.

Rui Queirós publica “Corridas Imaginárias”

by | Mar 9, 2020 | Actualidade | 0 Comments

A Livraria Ascari foi palco do lançamento do livro que reúne muitas das ilustrações do artista.

Inaugurado Espaço Ford em Rans

by | Mar 2, 2020 | Actualidade | 0 Comments

Um novo espaço para entusiastas da marca Ford, na Freguesia de Rans, em Penafiel.

Balanço leilões Retromobile

by | Mar 1, 2020 | Actualidade | 0 Comments

Uma análise aos sinais dos três grandes leilões para o ano comercial de 2020.

0 Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This