Motorbest

30ª edição do Classic Car Auction Yearbook

Este anuário publicado pela equipa de Adolfo Orsi, é um retrato perfeito do mercado mais exclusivo, com análise detalhada de cada leilão.
Motorbest
24 de out. de 2025

O novo Anuário de Leilões de Automóveis Clássicos estreia mais uma vez com a sua aguardada revisão anual e análise aprofundada da indústria internacional de leilões de automóveis clássicos. Desta vez, um suplemento especial no final do livro oferece uma visão mais aprofundada das últimas três décadas da publicação. O autor e historiador de renome internacional Adolfo Orsi e a sua equipa da Historica Selecta vão apresentar a nova edição 2024-2025, esta semana, em Bolonha, na feira Auto e Moto d'Epoca, no stand da ACI/ACI Storico.

O volume de negócios bruto registado na última temporada foi de 2,18 mil milhões de dólares, o que resultou num aumento de 2% em dólares americanos e numa queda de -1% em euros. O preço médio por lote vendido foi de 255 mil dólares, uma queda de -4% face ao ano passado. O autor Adolfo Orsi atribui estes ajustamentos às condições incertas devido à guerra e às tarifas comerciais. Os automóveis contemporâneos lideram o sector, com uma crescente maioria de vendas e com os melhores desempenhos, e as vendas online continuam a crescer num mercado em evolução.

“O mercado é resiliente, mais reflexivo e selectivo, e foi um prazer testemunhar alguns dos automóveis clássicos mais desejáveis ​​e bem preparados a atravessar o bloco de leilões na última temporada”, escreve Orsi. “Estes automóveis incluíam o icónico W196 R Stromlinienwagen, um Ferrari 250 LM de 1964, um Ferrari Daytona SP3 de 2025 que foi vendido para caridade, um Ferrari 250 GT California Spider de 1961 (um dos dois "SWB Competizione") e um Ford GT40 MkII de 1966. Os resultados espetaculares destes automóveis impulsionaram significativamente o volume de negócios total do mercado.”

No geral, o novo Anuário relata um "mercado comprador", afirmando que os coleccionadores têm hoje – em alguns casos – as condições certas para comprar os automóveis dos seus sonhos, especialmente os do período Clássico (1946-1964) e pós-clássico (1965-1974). No que diz respeito a marcas, a Ferrari é ainda a "blue chip", com 23,46% do total das receitas (seguida pela Porsche com 16,61%). No entanto, algumas outras marcas, na verdade, conseguem uma percentagem de vendas efectivas superior. Chevrolet, Singer, BMW, Ford e Dodge, as cinco marcas líderes gerais em percentagem de vendas, são todas apoiadas pela força do mercado americano. 

Embora a percentagem geral da Ferrari seja de 69%, abaixo da média do mercado, na análise modelo a modelo, alguns atingem os 100% de taxa de venda efectiva. Entre os modelos com melhor desempenho estão exemplos como o 250 GT Berlinetta TdF, o 250 GT California Spider SWBs ou LWBs, o 275 GTS, o Dino 206 GT, o 412 e o LaFerrari, para citar alguns. Por outro lado, quando se considera o mercado por segmento de coleccionadores, os automóveis antigos e veteranos apresentam a maior quota, com 83%, porque "estes automóveis são adorados por um grupo apaixonado de colecionadores", diz Orsi.

Como a história já demonstrou, o mercado está a apresentar um pico de interesse por automóveis com 25 anos de fabrico, também conhecidos como automóveis de colecção contemporâneos. Actualmente, este segmento (automóveis fabricados a partir de 2000) é o que mais cresce, com a maior fatia do mercado, de 34,19%, para a época 2024-2025. O autor sublinha que esta preferência por carros modernos é o resultado de uma mudança social, sendo coleccionadores de hoje muito mais jovens do que no passado.

Foram vendidos 281automóveis acima da marca de um milhão de dólares esta temporada, e seis deles foram vendidos online; os 100 primeiros superaram os dois milhões de dólares. A Bring a Trailer reina agora em termos de vendas totais e percentagem do volume de negócios total, bem como em número de automóveis oferecidos e vendidos, com 27% e 29%, respectivamente. Desde a Covid, esta empresa americana de leilões online liderou a maior evolução do sector nos negócios online.

A 30ª edição do Anuário de Leilões de Automóveis Clássicos é um guia fiável de 472 páginas que relata os resultados dos leilões tradicionais e online, realizados de 1 de Setembro de 2024 a 31 de Agosto de 2025, e está repleta de gráficos e tabelas de apoio, bem como de contribuições editoriais do autor e dos principais executivos da casa de leilões. As novas secções deste ano incluem uma retrospectiva de 45 páginas, no final do livro, sobre as 29 edições anteriores do Anuário, bem como um "Top 20 do Grande Prémio e Fórmula 1" desde 1993. A edição deste ano conta com 1.015 fotografias a cores, 107 gráficos e abrange 11.808 automóveis, listados em 386 marcas diferentes, com indicação por número de chassis e resultados de leilão em três moedas (euro, dólar americano e libra esterlina).

Sobre o Anuário de Leilões de Automóveis Clássicos
Lançado em 1993, o Anuário de Leilões de Automóveis Clássicos, produzido em parceria com a UBS, é da autoria e edição de Adolfo Orsi Jr. A Historica Selecta publica o Anuário desde 2008. O novo Anuário de Leilões de Automóveis Clássicos 2024-2025 está disponível por 107€ na Livraria Ascari, no Porto

Sobre a Historica Selecta
A Historica Selecta foi fundada em Modena, Itália, em 1990 por Adolfo Orsi. Como especialista líder no mercado internacional de automóveis de coleção e defensora da preservação histórica, a Historica Selecta presta consultoria a muitos dos fabricantes, museus e colecionadores mais prestigiados do mundo.