Estrelas da TV nacional #1
Recentemente recordámos as estrelas das grandes séries de TV internacionais. Agora é a vez dos que brilharam nas produções nacionais. Com menos luxo e cachet a condizer.



Escrito por:
Motorbest

2023-02-05

Fotos: Scoutsource Communication, RTP, arquivo

Portugal é um país onde não há escassez de talento artístico. Isso é visível em todos os terrenos da criação, inclusive nas séries televisivas. Não ficamos a dever nada às grandes produções internacionais naquilo que é matéria humana: temos bons artistas, bons produtores, bons realizadores e até actrizes giras para quando faltam outros pontos de interesse.

Há, no entanto, algo que nos falta: orçamentos chorudos e marcas de automóveis interessadas em oferecer carros novos e reluzentes para usar em perseguições potencialmente perigosas. Principalmente nas séries mais antigas, não havia carros a saltar, não havia polícias a empurrar ladrões para fora da estrada, explosões nem pensar e sexo em cima do capot, só com jeitinho.

No fim das séries, os carros voltavam para os donos e continuavam a sua vida fora dos holofotes, portanto, convinha não estragar nada. E também convinha que fossem carros baratos para não haver imprevistos dispendiosos. Talvez isso explique os estranhos “castings” de automóveis de algumas séries, em que os modelos pareciam não bater certo com as personagens que os guiavam.

Havia polícias de Peugeot 504 Break e gente abastada com motorista privado num Citroën BX. Com carros deste calibre para guiar, não é de estranhar que actores e realizadores preferissem cenas de estúdio, onde estavam a salvo de avarias, intoxicação por inalação de fumos e acidentes por problemas de manutenção.

Apesar dos automóveis serem quase sempre relegados para papéis secundários, existiram algumas séries nacionais em que os modelos usados serviam para caracterizar as personagens que os guiavam. Mesmo nesses casos, a caracterização nunca era elogiosa, porque a qualidade dos automóveis variava entre o modesto e o lamentável. Como acontecia com o Citroën 2CV da equipa de detectives trapalhões de Duarte & Companhia ou com o Bedford Rascal do empresário aldrabão e falhado de “Fura-vidas”, interpretado por Miguel Guilherme.

Com ou sem intenção de depreciar as personagens, os carros das produções televisivas nacionais raramente nos faziam sonhar. Apesar disso e, à semelhança do que acontece com a vida real, alguns desses carros banais e humildes ficaram marcados na nossa memória. Vamos recordar cinco modelos e as histórias que os rodeavam.



Borgward Isabella TS Convertible 1954-1962

Porquê este modelo?
Grande parte das séries policiais de sucesso norte-americanas transportam o espectador para o imaginário dos anos 40 e 50. Ambientes onde até os bandidos são elegantes e em que se usa sempre um chapéu de aba e uma gabardine. Os detectives são sempre soturnos e solitários à excepção das ocasionais aventuras com mulheres sedutoras e geralmente mal-intencionadas (como muitas da vida real).

Portugal era demasiado sereno nessas décadas para grandes aventuras policiais mas, mesmo assim, António Pinho e António Cordeiro partiram para a criação de uma série protagonizada por este último e baseada no género “gangster”.

Para veículo do sorumbático e introspectivo detective havia que arranjar um carro de linhas ao estilo americano. O Borgward Isabella foi o que se arranjou. É improvável que o aderecista soubesse que o modelo era na verdade alemão, com desenho inspirado pelos modelos americanos mas, por sorte ou não, acabou por fazer uma escolha acertada.

Infelizmente, nas cenas em que Claxon aparecia ao volante nas ruas de Lisboa, nunca ninguém tentou disfarçar os carros modernos que apareciam em segundo plano.

O que procurar

Claxon era um detective de extraordinária eficiência e profissionalismo, mas também errava de vez em quando. O Isabella era semelhante.

Devido a alguma urgência na passagem à produção, as primeiras unidades apresentaram alguns problemas de fiabilidade. Apesar disso, o Borgward era um modelo com qualidades suficientes para se posicionar como uma alternativa a um Mercedes-Benz 180 “Ponton”, apesar de ser vendido a um preço muito inferior.

Graças à construção monocoque e a uma boa suspensão, o Isabella oferecia uma condução equilibrada, apoiada por um poder travagem muito elogiado na época.

O motor de apenas 1,5 litros era adequadamente potente e económico, com prestações superiores aos Opel Rekord e outros modelos do segmento. O motor de 60cv equipava os modelos Sedan e Combi.

Em 1955 foi lançado o modelo Cabriolet, com motor de 75cv. Essa mecânica viria a ser adoptada também pelo elegante Isabella Coupé e mais tarde daria origem às versões Sedan TS e Combi TS.

Confortáveis, espaçosos e com um habitáculo luminoso, os Borgward gozaram de muita popularidade mas, apesar disso, a empresa faliu. Diz-se que terá havido um conluio a favor da BMW através de um gestor nomeado pelo estado com assento no conselho de administração de ambas as empresas. Nunca ficou provada essa conspiração, porque o detective Claxon estava ocupado.

Para que serve
Neste artigo, serve para compensar as desgraças que se seguem. Como clássico, serve para recordar que mesmo os alemães sabem ser mafiosos. É um bom automóvel para bons passeios em família com conforto, estilo e fiabilidade.

Perfil do “actor
Com o seu estilo “americanado”, o Borgward é como um daqueles artistas nacionais que conseguem um papel secundário num filme estrangeiro, com apenas duas falas, e quando voltam estão com um sotaque cerrado.

Alternativa
Um dos actores a melhor representar o papel de detective numa série nacional, era um pastor alemão. “Inspector Max” (“primo” sem pedigree do alemão “Rex, o cão polícia”) escolheu para seu transporte um Range Rover Classic, guiado por um motorista com talento duvidoso.

 

Motor: 4 cil. Em linha; posição longitudinal dianteira; árvore de cames lateral; 1493cc;
Carburador Solex; 75cv às 4500 rpm; Transmissão: traseira; 4 Vel. Man;
Travões: à frente, de tambor; atrás, de tambor. Sem servofreio;
Chassis: monobloco em aço de 2 portas e 4 lugares;
Comprimento: 4343mm; Distância entre eixos: 2616mm; Peso: 1000kg;
Velocidade Máxima: 150km/h

Utilização 4
Manutenção: 2
Fiabilidade 4
Valorização 2

Outros artigos

(Vídeo) Eu, o RallySpirit e um sonho.

by | Mai 22, 2023 | Vídeos | 0 Comments

Vem aí mais uma edição do RallySpirit. Um evento que tenho vivido por dentro e que me faz sonhar. Como pode a experiência melhorar?

Best Caramulo

by | Mai 2, 2023 | Tours | 0 Comments

Um evento para celebrar a paixão pelo automóvel e pela condução. Uma viagem à nossa paixão, pelo caminho mais longo.

Estrelas da TV nacional #3

by | Abr 8, 2023 | Corrosão | 0 Comments

Recentemente recordámos as estrelas das grandes séries de TV internacionais. Agora é a vez dos que brilharam nas produções nacionais. Com menos luxo e cachet a condizer.

Não chorem pelo Autosport.

by | Abr 7, 2023 | Opinião | 0 Comments

O Autosport lançou há dias a sua última edição impressa. Muitos, mesmo os que não compravam, criticaram. Outros disseram que o tempo do papel acabou. Estavam todos errados.

Estrelas da TV nacional #2

by | Mar 30, 2023 | Corrosão | 0 Comments

Recentemente recordámos as estrelas das grandes séries de TV internacionais. Agora é a vez dos que brilharam nas produções nacionais. Com menos luxo e cachet a condizer.

Sabe o que é o sistema Panhard?

by | Mar 29, 2023 | História | 0 Comments

Do "Système Panhard", à "barra Panhard", passando pela criação da primeira caixa de velocidades, este construtor francês desconhecido de muitos, estabeleceu os parâmetros essenciais do automóvel tal como o conhecemos.

Best Primavera

by | Mar 22, 2023 | Tours | 4 comentários

Curvas e mais curvas, paisagens deslumbrantes e sabores regionais. E, claro está, as conversas de automóveis. Venha celebrar a Primavera entre entusiastas.

Estrelas da TV nacional #1

by | Fev 5, 2023 | Corrosão | 0 Comments

Recentemente recordámos as estrelas das grandes séries de TV internacionais. Agora é a vez dos que brilharam nas produções nacionais. Com menos luxo e cachet a condizer.

Lancia Fulvia volta a vencer no Monte Carlo.

by | Fev 4, 2023 | Competição | 0 Comments

51 anos depois do triunfo de Munari, um Fulvia volta a vencer nas estradas geladas do Monte Carlo. Desta vez na competição de históricos.

Best Douro 2023

by | Fev 1, 2023 | Tours | 0 Comments

A riqueza do Douro é haver sempre algo novo para descobrir e estradas para explorar. A isso, acrescentamos surpresas.

Como visto na TV! #5

by | Jan 31, 2023 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear, nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

Sistemas de suspensão

by | Jan 27, 2023 | Garagem | 0 Comments

Nasceu a pensar no conforto, mas tornou-se uma questão de segurança, eficácia e performance. Eis o essencial da tecnologia de suspensão.

Como visto na TV! #4

by | Jan 24, 2023 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

A função do “chauffeur”? Dar calor!

by | Jan 23, 2023 | História | 0 Comments

Todos conhecemos a palavra como um sinónimo de "motorista". Mas porquê o uso da palavra "chauffeur" e qual a etimologia? A resposta está na técnica.

Como visto na TV! #3

by | Jan 23, 2023 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

Vídeo: Alfa Romeo 1900 CSS Touring

by | Jan 21, 2023 | História,Vídeos | 2 comentários

Estreia do primeiro vídeo Motorbest, com um automóvel muito especial. O Alfa Romeo 1900 CSS Touring.

Como visto na TV! #2

by | Jan 17, 2023 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

Cinquecento Sport, o micro-GTI

by | Jan 17, 2023 | História | 0 Comments

Embora não tivesse sido planeada desde o início, a versão Sport do Cinquecento apenas continua uma tradição que sempre fez parte dos citadinos Fiat.

Brevemente, em vídeo: Alfa Romeo 1900 CSS Touring

by | Jan 14, 2023 | História,Vídeos | 0 Comments

Para o primeiro vídeo Motorbest, escolhemos um automóvel muito especial. O Alfa Romeo 1900 CSS Touring.

Quem compra os MX-5 NA?

by | Nov 28, 2022 | Mercado | 0 Comments

Diz-se que o MX-5 é um desportivo que serve para tudo, mas será que serve para todos? Que perfil têm os compradores?

Champanhe no pódio: do acidente à tradição.

by | Nov 25, 2022 | História | 0 Comments

Foi em 1967 que Dan Gurney inaugurou a a tradição do spray de champanhe no pódio. Na altura, "não caiu bem"...

Giulia, a sexygenária!

by | Nov 22, 2022 | História | 0 Comments

Os Sprint e Spider são os mais populares e desejados da série 105/115 da Alfa Romeo, mas o Giulia familiar é um ícone por direito próprio.

Como visto na TV! #1

by | Nov 22, 2022 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

BX aos 40: o último Citroën “maluco”?

by | Nov 19, 2022 | História | 0 Comments

De Gandini a Cavaco, do "imparável" BX 11 ao inacreditável 4TC, foram vários os motivos pelos quais o BX marcou uma geração. Nos seus 40 anos, celebramos o último grande rasgo de irreverência de Sochaux.

Best Outono

by | Out 10, 2022 | Tours | 0 Comments

O gosto de dar à chave de manhã, ver o vapor sair pelos escapes e sair pelas estradas, rodeadas de árvores pintadas de tons quentes, ao encontro de amigos.

1º Passeio de Clássicos Soc. Com. C. Santos

by | Ago 10, 2022 | Tours | 0 Comments

Um evento para celebrar o prazer de condução e a paixão pela Mercedes-Benz.

Best Xisto

by | Ago 1, 2022 | Tours | 0 Comments

As paisagens dramáticas do centro e as estradas de sonho que viram passar as lendas dos ralis, reservam-lhe uma experiência inesquecível.

O génio de Robert Opron

by | Jan 2, 2022 | História | 0 Comments

No design, não há genialidade sem ousadia. Ao criar algo novo, desafia-se as expectativas e Opron apreciava esse desafio.

50 anos do Fiat 127

by | Jan 1, 2022 | História | 0 Comments

Poderá não ter sido o pioneiro no género, mas foi fundamental na consolidação do formato do automóvel utilitário.

Best Minho Verde

by | Dez 16, 2021 | Tours | 0 Comments

Parta connosco à descoberta dos encantos e dos segredos mais preciosos do Minho e da região dos vinhos verdes.

Familiares dos anos 80 – Parte I

by | Mai 31, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Numa década de contenção e racionalidade, o mercado nacional encheu-se de propostas familiares de todas as marcas e origens.

Dado é caro!

by | Mai 31, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Um clássico é um investimento de risco. Para não perder dinheiro com a sua paixão, escolha um modelo que não valha nada.

Realmente desportivos. Realmente baratos.

by | Mai 31, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Quem nunca sonhou ter um desportivo exuberante? Conheça cinco opções abaixo dos €20000 e pare de adiar o sonho.

A melhor relação Euros por Cavalo

by | Mai 31, 2020 | Corrosão | 0 Comments

É o derradeiro factor de sedução de um automóvel. O número das emoções. A estrela das fichas técnicas. A potência é a obsessão de qualquer apaixonado dos automóveis e alguns clássicos oferecem cavalos a preço de feira.

Um clássico como primeiro carro

by | Mai 14, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Quem pode negar a importância do primeiro carro nas nossas vidas? Por outro lado, quanto não custa escolher e pagar um para dar a um filho? No mundo dos clássicos há soluções perfeitas para pais e filhos. É novo para ele, clássico para si.

Clássicos de que o FMI gosta

by | Mai 12, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Preparados para épocas de crise, recordamos cinco modelos que fizeram bem à economia nacional.

Quando o barato sai caro

by | Mai 12, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Há um irónica tendência para modelos baratos virem a tornar-se em clássicos caros. Eis cinco exemplos de inflação retroactiva.

Cinco carros para provocar o divórcio

by | Mai 3, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Há automóveis capazes de seduzir e outros capazes do contrário, mas pelos quais vale a pena ficar solteiro.

Personalidade: Paul Frère

by | Abr 11, 2020 | História | 0 Comments

Há pessoas que passam a vida em busca de um talento. Paul Frère tinha dois: foi excelente jornalista e excelente piloto.

Personalidade: Gabriel Voisin

by | Abr 11, 2020 | História | 0 Comments

Peter Mullim chamou-lhe “Leonardo da Vinci do séc. XX”. Talvez não seja um exagero.

Festival Renault Classic

by | Abr 11, 2020 | Reportagem | 0 Comments

A Renault fez 115 anos e convidou os jornalistas para celebrar em Monthléry. Thierry Lesparre esteve lá.

75th Goodwood Members Meeting

by | Abr 1, 2017 | Reportagem | 0 Comments

Goodwood Members Meeting leva-nos numa viagem por várias gerações gloriosas do desporto motorizado.

Raymond Boutinaud

by | Jul 1, 2016 | Entrevistas | 0 Comments

A história de uma paixão pela Porsche, que levou à famosa aventura em Le Mans, de 928 S.

Injustiçados
: Alfa Romeo Alfasud Berlina

by | Mai 1, 2016 | História | 0 Comments

Por vezes, defeitos mediáticos condenam modelos virtuosos. Vamos fazer justiça ao Alfa Romeo Alfasud.

Conde de Monte Real

by | Mai 1, 2016 | História | 0 Comments

O retrato de um grande nome do nosso automobilismo, aquando do centenário do seu nascimento.

Injustiçados: Simca 1100

by | Abr 1, 2016 | História | 0 Comments

Num percurso condicionado pela gestão, a Simca fez modelos de excepção, como o Simca 1100.

Hans Ledwinka, o inconformado

by | Abr 1, 2016 | História | 0 Comments

Um dos engenheiros mais influentes do mundo que, por isso mesmo, acabou preso e esquecido.

Injustiçados: Citroën GS

by | Abr 1, 2016 | História | 0 Comments

Por vezes, defeitos mediáticos condenam modelos virtuosos. Vamos fazer justiça ao Citroën GS.

De Grupo B em Monthléry

by | Mar 1, 2016 | Reportagem | 0 Comments

As emoções das Grandes Heures Automobiles, vividas por Thierry Lesparre.

Vincenzo Lancia, o virtuoso

by | Fev 1, 2016 | História | 0 Comments

Mais do que um empresário do mundo automóvel, Vincenzo foi um génio apaixonado pela inovação e pela técnica.

Bruno Saby

by | Fev 1, 2016 | Entrevistas | 0 Comments

Bruno Saby foi um dos poucos pilotos a saborear o prazer das vitórias na era do Grupo B e participou no desenvolvimento do Peugeot 205 T16. O piloto francês recorda aqueles tempos numa entrevista a Thierry Lesparre.

Lancia: Um épico sem final feliz

by | Mar 1, 2014 | Opinião | 0 Comments

Numa perspectiva de entusiasta, Duarte Pinto Coelho fala das razões para admirar a Lancia e para chorar o seu fim inglório.

0 Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This