Motorbest

75th Goodwood Members Meeting

Goodwood Members Meeting leva-nos numa viagem por várias gerações gloriosas do desporto motorizado.

A origem deste evento, que decorre ao longo de um fim-de-semana do mês de Março na bonita região de Goodwood, em Inglaterra, remonta a 1948, quando o nono duque de Richmond acolheu no seu estado os membros do British Automobile Racing Club, para dois dias de corridas. Este evento repetiu-se ano após ano, até 1966.
Lord March, actual proprietário do estado de Goodwood, trouxe de novo ao activo este evento em 2014, uma oportunidade para os membros de Goodwood Road Racing Club correrem num evento histórico e numa pista emblemática.
O Members Meeting possui uma atmosfera completamente diferente ao do já conhecido Revival que se realiza em Setembro. Com um clima muito mais relaxado e acolhedor, os visitantes têm acesso a todas as zonas do paddock e pista. Desta forma é possível estar próximo das mais belas e competitivas máquinas de sempre e fica-se com uma sensação de proximidade aos pilotos que marcaram mundialmente o desporto motorizado.

Com um programa compacto de apenas dois dias, a animação é garantida, com treinos no Sábado e corridas no Domingo, intervaladas com as já carismáticas “high-speed demonstrations“, que este ano tiveram presentes os carros de GT1, como os Porsche 911 GT1, Mercedes CLK GTR e McLaren F1 GTR, os protótipos de 3-litros como é o caso do ruidoso e arrepiante V12 Matra MS670 e os carros de turismo de grupo A, que tiveram como estrela Gerhard Berger (ex-piloto F1) aos comandos do seu BMW 635 CSI.
Ao nível das corridas, o Members Meeting deve acolher a maior variedade de carros alguma vez vista, começando no Fiat S76 de 1911 – conhecido como a besta de Turim, com um motor de 28 litros – que participou no Edge Trophy para carros anteriores a 1923, aos Lola T70 Spyders – modelo que actualmente tem o recorde do circuito de Goodwood – e que participaram no Surtees Trophy, corrida de homenagem ao piloto recentemente falecido John Surtees.
Um dos pontos altos do fim-de-semana é sem duvida alguma a festa de Sábado à noite. O paddock de Goodwood transforma-se num espectacular festival de música, diversões, luzes e fogo, proporcionando encontros inesperados com personalidades do mundo do desporto motorizado. Uma festa merecedora de todos os elogios.
Apesar de serem máquinas históricas e de grande valor, que por vezes só saem para este tipo de eventos, as corridas são altamente disputadas com os pilotos a não pouparem as mecânicas e o público a vibrar e incentivar os pilotos a andarem cada vez mais depressa.
Uma das corridas mais animadas foi a Weslake Cup, corrida exclusiva a carros desportivos com motor A-series como é o caso dos Austin-Healey Sprite, Jacob, Ashley e Lenham. Para mim, que tenho um particular fascínio por estes pequenos GT, foi espectacular ver a competição e o respeito volta a volta, com ultrapassagens inesperadas e sempre no limite. Apesar de alguns incidentes, foi verdadeiramente uma corrida que me fez vibrar a cada volta.
Com carros e motos para todos os gostos, é impossível não se divertir no Goodwood Members Meeting, um evento a não perder e que é já reconhecido como um dos melhores do calendário internacional.
Se estiver com curiosidade e pretender ver todas as corridas, basta ir ao canal do Youtube de Goodwood Road & Racing.
See you soon!

Mais artigos