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O F355 GTS de Schumacher pode ser seu!

Um exemplar que une o sucesso da Ferrari nas pistas e nas estradas. Estará na Retromobile e é leiloado a 4 de Fevereiro. Só não prometemos que venha ensinado...
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15 de jan. de 2025

Fotos: Willem Verstraten / RM Sotheby's

Em 1995, era claro para todos na Fórmula 1 que Michael Schumacher era um talento e talvez um piloto como o desporto nunca tinha visto. Depois de vencer o seu primeiro campeonato com a Benetton em 1994, num carro que muitos acreditavam não merecer o campeonato em si, repetiu a dose em 1995. O ano seguinte seria diferente, e Schumacher seria atraído para longe da Benetton para a equipa pela qual todos os pilotos de corridas queriam correr: a Ferrari.

Em 1996, era justo que a Ferrari desse ao seu novo piloto um carro de estrada para ele usar e desfrutar como quisesse; o mesmo F355 GTS oferecido pela RM Sotheby’s é, alegadamente, o primeiro Ferrari que Michael Schumacher usou enquanto pilotava pela Scuderia. Lançado em 1995, era o modelo mais recente da gama Ferrari, perfeito para o mais novo piloto da equipa.

Construído no início de 1996, o F355 GTS de Schumacher tem um maravilhoso acabamento em azul Le Mans (516/C) com a capota amovível pinta à cor da carroçaria e forrado em  Pella Crema (A 3997), num forte contraste com os fantásticos automóveis com motor V-10 pintados Rosso Corsa que conduzia. Diz-se que foi configurado pessoalmente por Schumacher, mas talvez a característica mais importante do carro fosse a sua tradicional caixa manual de seis velocidades, em vez da manual automatizada F1 - que era um opcional, ao estilo da Fórmula 1 - oferecendo ao bicampeão mundial uma mudança de ritmo em relação ao seu trabalho diário.

O livro de serviço do automóvel indica que foi entregue à Weber Management GmbH (a empresa do empresário de Michael Schumacher, Willi Weber) a 30 de Abril de 1996 e foi entregue pela Ferrari Deutschland GmbH em Wiesbaden. Isto terá ocorrido apenas dois dias após o Grande Prémio da Europa, em Nürburgring, que Schumacher terminou em segundo lugar.

O automóvel terá sido utilizado maioritariamente por Schumacher na sua residência no Mónaco, uma vez que o carro recebeu a sua primeira revisão na Monaco Motors, o concessionário oficial da Ferrari, a 5 de maio de 1996, tendo já percorrido 1.639 km. Uma carta arquivada pela Monaco Motors,  confirma que o GTS pertencia a Schumacher e fez manutenção nas suas instalações até Setembro de 1997. Um recorte de um jornal alemão sem data, arquivado nos documentos históricos, mostra Schumacher a conduzir o carro no Mónaco. Embora não se saiba durante quanto tempo a Weber Management foi proprietária do F355 GTS nem durante quanto tempo foi utilizado por Schumacher, o automóvel passou a ser propriedade de Pierre Valentin, de Mougins, França, em Maio de 2002, e mais tarde de Christopher Allen, de Vallauris.

O F355 GTS foi adquirido pelo actual proprietário num leilão, em 2004, durante o Grande Prémio Histórico do Mónaco desse ano, onde estava a ser vendido como o antigo veículo pessoal de Schumacher. Acredita-se que foi o terceiro proprietário do Ferrari, depois da Weber Management. Antes da aquisição pelo actual proprietário, o encosto do banco do condutor foi assinado por Schumacher.

 

Deste então, o Ferrari tem sido usado com regularidade. Foi destacado em três artigos de revistas diferentes enquanto esteve sob a sua actual propriedade: a edição de Novembro de 2006 da revista Forza, a edição de Março de 2013 da revista alemã Ferrari World e a edição de Junho de 2021 da revista Auto Trends Classic, que foi publicada, tanto em Holandês, como em Francês. Em 2017, o carro ganhou o prémio Best of Show no concurso “Spa Italia”, na Bélgica. 
A Minichamps fez mesmo uma série de modelos deste carro à escala 1:43, numa caixa com Michael Schumacher em segundo plano. 

Actualmente, o 355 conta cerca de 47.500km desde novo à data da catalogação. Recebeu a certificação Ferrari Classiche em 2020, confirmando que mantém o chassis, caixa de velocidades, carroçaria e acabamento originais, na sua combinação de cores original. A certificação Classiche confirma ainda que o carro já não está equipado com o motor original, mas sim com um do tipo correcto. Há rumores de que o carro estava equipado com um motor de alta potência quando foi entregue novo a Michael Schumacher, mas isso ainda não foi provado de forma conclusiva. O exemplar foi equipado com o motor atual antes da compra pelo consignatário em 2004.

Durante todo o período em que foi proprietário, o carro foi sempre revisto pelos centros de assistência autorizados da Ferrari e recebeu as manutenções recomendadas a intervalos regulares. Estão arquivadas várias facturas da sua actual propriedade, bem como facturas da Monaco Motors em 2002 e 2004, antes da sua aquisição pelo consignador. O último grande serviço do F355 GTS foi realizado pela F.M.A Ferrari em Setembro de 2024 e incluiu a instalação de um novo pára-brisas, novas pastilhas de travão traseiras, correias, velas de ignição, uma nova bateria e restauro do painel de instrumentos.

Sem dúvida um dos maiores pilotos de corridas em qualquer disciplina, Michael Schumacher inaugurou uma nova era de domínio para a Scuderia Ferrari na F1, levando a equipa de volta ao degrau mais alto do pódio nos campeonatos de construtores e pilotos. Da mesma forma, o F355 é considerado por muitos um momento decisivo na história moderna da Ferrari, um automóvel de piloto verdadeiramente fabuloso, digno do Cavallino Rampante.

Mesmo sem considerar a sua ligação a Schumacher, este é um exemplar fabuloso de um dos mais desejáveis ​​desportivos de motor central da Ferrari, com acabamento num esquema de cores raramente visto, no raro e desejável estilo de carroçaria GTS e equipado com a indispensável caixa de seis velocidades manual. A ligação de Schumacher ao automóvel só aumenta o seu fascínio e, escusado será dizer, esta é uma oportunidade a não perder.

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