Motorbest

Ford Sierra RS500 de Tim Harvey em leilão

Um dos maiores protagonistas do BTCC vai a leilão em Novembro no NEC pela Iconic Auctioneers, sendo um dos mais originais exemplares daquela época.
Motorbest
25 de out. de 2024

Fotos: EVO Magazine

A Iconic Auctioneers vai levar a leilão no salão de Birmingham esta peça significativa da história do desporto automóvel britânico - o RS500 'Labatt' de Tim Harvey, das temporadas do BTCC de 1989 e 1990.

Construído pela conceituada equipa Andy Rouse Engineering para a temporada de 1989, este foi um carro de vanguarda durante a temporada BTCC de 1989, alcançando duas vitórias e o terceiro lugar geral na 'Classe A'. No final do ano, o carro foi enviado para Macau para participar no evento anual de final de temporada e, com a pintura Watsons Water, este mesmo carro venceu, com Tim Harvey ao volante.

Depois do sucesso em Macau, foi utilizado por Tim na temporada de 1990, desta vez com a pintura actualizada da Labatt, alcançando novamente o terceiro lugar na classe e o quarto lugar geral no campeonato. 

O Sierra permaneceu com esta pintura original até ao final de 1990, tornando-o provavelmente um dos exemplos mais originais do 'Grupo A' do BTCC.

Após a temporada de 1990, ficou em mãos privadas antes de ser enviado para a Austrália em 2008, onde fez apenas uma corrida no Touring Car Masters.

Em 2011, foi comprado pelo conceituado piloto britânico Paul Smith e enviado de volta o Reino Unido. Paul preparou o carro para grandes eventos como o Silverstone Classic e a Gold Cup em Oulton Park e partilhou a condução com o seu piloto original, Tim Harvey.

Durante a propriedade de Paul, um novo motor foi equipado com um moderno sistema de gestão electrónica (cabeça estampada ARE original e ECU original incluída), trabalho realizado pelo reputado ex-engenheiro da Mountune, Dave Hill.

Mais recentemente, o atual proprietário entusiasta investiu no carro para o manter em condições mecânicas e pronto a usar. Na verdade, no ano passado o carro correu em Brands Hatch no evento Touring Car e foi conduzido numa demonstração em pistapor Tim Harvey.

Este ano, Jonny Smith apresentou o carro no seu canal de YouTube, The Late Brake Show, quando Tiff Needell o pilotou em Mallory Park, um vídeo que recomendamos que veja .

O 'Labatt's' monta agora amortecedores Ohlins, todos montados pelo Mardi Gras e todos os amortecedores originais estão incluídos (Spax). Dois conjuntos de jantes originais estão também incluídos juntamente com um novo conjunto no carro, com pneus novos de quando Tim o conduziu no ano passado em Brands Hatch.

De resto, o carro é apresentado como totalmente original, com pintura e gráficos originais, assento original, exactamente como quando Tim terminou de correr, em 1990. 
 

Mais artigos