Motorbest

Porsche Boxster fez 25 anos

Um modelo de entrada digno do ADN Porsche e que abriu novos horizontes à marca.

Desde o lançamento do primeiro 911 – que era bem mas dispendioso que o seu antecessor – a Porsche sempre sentiu necessidade de ter um modelo mais económico de entrada de gama. Esse papel coube primeiro ao 912, que era essencialmente um 911 de quatro cilindros.

O Espaço dedicado a todos os entusiastas da marca Ford, foi duplamente abe

Seguiu-se a tentativa de colaboração entre a VW e a Porsche, que resultou no 914, um modelo que sucedia ao 912 na Porsche e ao Karmann-Ghia na VW.

Com custos de produção mais caros do que o previsto, a Porsche acabou por avançar para um sucessor radicalmente diferente, o 924, inicialmente pensado para ser um produto VW-Audi

O 924 nasceu com fragilidades, mas evoluiu para os 944 e 968, desportivos muito dignos e eficazes, ainda que demasiado caros de produzir.

Fechado mais um capítulo, a Porsche optou por um caminho diferente na sucessão: o novo modelo de entrada teria todos os argumentos essenciais da marca: uma imagem vincadamente desportiva, uma qualidade de construção acima da média e o motor de seis cilindros, colocado atrás do condutor e passageiro. Só que desta feita, em posição central.

O Boxster apresentaria ao mundo muitas dicas estéticas e técnicas do que viria a ser o 911 da geração 996 e, talvez por isso, mereceu o respeito dos entusiastas: em vez de ser visto como um sucedâneo, foi aceite como o precursor de uma nova era para a Porsche. Uma fase bastante profícua e de crescimento.

O Boxster nasceu com o discreto motor 2.5 de apenas 204cv e performances modestas, foi crescendo em capacidade, sofisticação e eficácia ao longo das quatro gerações: 986, 987, 981 e 718. Ganharia uma versão Coupé denominada Cayman, na série 987.

Em nome da economia e das emissões, o 718 trouxe de volta os motores boxer de quatro cilindros, agora sobrealimentados. No entanto, para as versões de topo, GTS e Boxster e Spyder (equivalente ao Cayman GT4), a Porsche regressou aos motores de seis cilindros, mais concretamente ao motor usado pelo 911 GT3.

Finalmente, o brilhante chassis do Boxster recebeu motorizações à altura da sua eficácia, sendo agora tão rápido à volta de um circuito como os melhores 911. O Spyder conta com 420cv, acelera até aos 100km/h em 3,9 segundos e atinge os 300km/h.

Mais artigos