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Flying Scotsman 2025

A HERO-ERA levou para as idílicas estradas escocesas mais uma edição desta prova, que este ano teve imensos jovens aos comandos dos automóveis pré-guerra.
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9 de abr. de 2025

Após quatro grandes dias de competição numa desafiante rota de 680 milhas de Harrogates  para Gleneagles na Escócia, William Medcalf venceu um incrível quarto Flying Scotsman, igualando o recorde estabelecido por Gareth Burnett, com a diferença deWilliam ter alcançado cada vitória num Bentley SuperSports, enquanto Burnett usou sempre modelos diferentes.

O campeão foi coroado em Gleneagles com o seu quarto navegador, Ryan Pickering mas, para nós portugueses, o mais relevante é a performance de José Romão de Sousa e Ivo Miguel Tavares em Alvis Speed 20 SA de 1932. Esta hábil dupla nacional jogava "fora de casa", mas ainda assim alcançou o oitavo lugar da sua classe e 25º da geral!

De grande importância foi o facto de, pela primeira vez num grande evento da ERA HERO, a geração mais jovem (com menos de 30 anos) representar 25% da lista de inscritos. Com uma média de idades de 24 anos, a equipa juvenil de 2025 conquistou três vitórias na classe, e um prémio 'Espírito do Rally' além de ter sido a terceira mais rápida nos “tests”, uma espécie de provas de perícia ao cronómetro. Maximilian Matt, de 27 anos, conduziu Gerd Bühler ao sexto lugar da geral e da classe,  no BMW 327/28 de 1938, apesar deste ter trabalhado em cinco cilindros nos últimos dois dias da prova. Gerd disse;  “Não podia ter pedido mais, o Maximiliano foi excepcional, e compensou a perda de velocidade nos ‘tests’ ao ser tão preciso no tempo das regularidades."

Georgia de Jong Cleyndert guiou o seu pai, Bill, a uma vitória retumbante na classe e ao oitavo lugar da geral num Bentley 3 4,5 litros de 1928, após recuperar de problemas de travões para somar esta  vitória ao Sahara Challenge de há dois anos.

Alexandra Murray-Tacon foi a força motriz por detrás da vitória da classe com o seu pai no seu Aston Martin Speed Model de 1940, enquanto os jovens irmãos espanhóis Alex e Borja Sánchez-Silva persistiram perante a adversidade e receberam o prémio 'Espírito do Rali' no seu Hispano Suiza H6 de 1925, recebendo calorosos aplausos na entrega de prémios na noite de domingo em Gleneagles.

Harry Wassell e Thomas Clutterbuck ficaram em 21º lugar na geral num maravilhoso Frazer Nash BMW 328 de 1938, mas também rápido, pois conquistou o terceiro melhor tempo nos “tests”.

O presidente da HERO-ERA, Tomas de Vargas Machuca, comentou: "Esta é um momento extraordinário que resulta do nosso apoio à participação da juventude nos principais eventos de automóveis antigos da Europa. A geração mais jovem não só se mobilizou, como alcançou resultados importantes. Além de uma Bolsa Rutherford para Jovens Navegadores, o Rally for the Ages é gratuito para os jovens além de oferecermos também 30% de desconto

desconto aos condutores com menos de 35 anos que participem em eventos futuros.

Esta política está toda sob o nosso programa de 'Condução Ambientalmente Responsável', que é muito encorajador para o futuro da indústria do automóvel histórico.”

Também na noite de domingo, durante a cerimónia de entrega de prémios, houve muitos aplausos para o organizadores do evento HERO-ERA por terem organizado um evento tão fantástico, com uma rota longa e desafiante.

As 14 diferentes equipas internacionais, em particular, foram pródigas em elogios ao percurso e à competição. As equipas vieram de todos os lugares

Europa, incluindo a Irlanda e o Reino Unido, e de locais tão distantes como Hong Kong, EUA, Bermudas e Marrocos.

O Bentley de Medcalf Pickering começou o último dia com uma vantagem de 2 minutos e 45 segundos para John Lomas e Pete Johnson em Riley Sprite, que ao ficarem retidos no trânsito, pensaram mesmo que já estariam de fora do pódio, tendo ficado aliviados ao descobrir que haviam caído apenas para terceiro no final.

Atrás do Bentley, os tempos foram um pouco mais apertados, com apenas sete segundos de diferença entre segundo e terceiro e todos os outros dentro do top ten a uma distância mínima entre si, todos a competir pelas respectivas classes no último dia.

Havia nove marcas diferentes dentro do top ten, com grandes diferenças de idades e tamanho de motor, todos a lutar entre si, todos procurando tirar partido dos seus pontos fortes, fosse a agilidade ou a potência, consoante as situações.

Após o intervalo do meio-dia restavam apenas três secções competitivas, uma de regularidade e um par de “tests”. Gerd Bühler e Maximilian Matt estavam em quarto ao almoço e mais perto do pódio, mas um erro no “test” inal, custou-lhes cerca de um minuto, o que significa que o máximo que conseguiram foi ser primeiros da classe.

Bill e Georgia Cleyndert também perderam tempo na regularidade, embora ainda terminassem em primeiro lugar na classe e bem dentro dos dez primeiros.

No final o Riley Sprite ainda foi bom o suficiente para um fantástico terceiro lugar, terminando em 18 segundos à frente de Kurt Vanderspinnen e Iain Tullie, em quarto, que lideravam a Classe 1 com o Lea Francis Hyper. Atrás deles, em quinto, ficaram os belgas Patrick Debusseré e Remco Luksemburg, vencedores da Classe 5.

Mike Farrall e Zach Burns, que vinham a pressionar muito Lomas e Johnson, lucraram com o infortúnio de Riley e, depois de uma tarde final consistente, terminaram o rali num tremendo segundo lugar no Jaguar SS90, o seu melhor resultado em ralis históricos.

Soube a triunfo para Mike Farrall, que teve de suportar fortes dores devido à sua recuperação de um grande acidente de moto no ano passado em Goodwood.

Na frente, porém, depois de mais uma tarde excepcional, para terminar na perfeição um brilhante rali, ficou o Bentley 3 Litre SuperSports Continuation de William Medcalf e Ryan Pickering, com uma vantagem de exactamente quatro minutos.

William Medcalf – Piloto 1º Lugar: “Muito privilegiado, foi um evento incrível. Perdi mais do que ganhei, mas é preciso continuar a insistir. O Ryan é um rapaz incrível e divertimo-nos muito. A equipa HERO tem sido impecável, tem havido resultados incríveis, camaradagem, o sol a brilhar e o céu azul!”

Ryan Pickering – 1º lugar como navegador: “É um feito fabuloso. É um carro e uma equipa fantásticos juntos. É uma conquista de uma vida sentar-me num Bentley num rali como este, conduzido pelo mestre.”

Mike Farrall – 2º classificado: “Inacreditável. Tenho-me sentido mal a tarde toda, mas o Zack fez um ótimo trabalho. Só quero dizer também, que é impressionante o trabalho de todos os comissários. O evento foi excelente.”

Zach Burns – 2º lugar Navegador: “Esperávamos alcançar um top ten, por isso, a partir do início tudo correu bem. Tivemos a nossa quota-parte de boa sorte, mas acumulámos experiência ao participar em muitos eventos diferentes e conseguimos estar no nosso melhor ao longo do evento.”

John Lomas – 3º classificado: “Correu muito bem, estava muito mal-humorado ao cortar a meta porque fomos bloqueados, mas isso faz parte do rali, é um desporto incrível. Tivemos um grande dia de rali e é muito bom ter amigos no pódio.”

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