Motorbest

Revival: Duque de Richmond ameaça os "batoteiros".

Na véspera de mais uma edição do Goodwood Revival, a organização avisa que expulsará todos os que não cumprirem os regulamentos técnicos.

O Goodwood Revival é, indiscutivelmente, o mais bonito espectáculo de cultura automóvel do mundo, onde a competição é extraordinária e tem vindo a subir de tom. 

Com o envolvimento de marcas e de pilotos de topo todas as gerações, a expectativa gerada é cada vez maior e a pressão sobre os preparadores aumenta, ao ponto de gerar situações problemáticas do ponto de vista regulamentar...

Mais rápidos do que na época
O espectáculo proporcionado pelos clássico de competição ao longo do Revival é absolutamente incrível, em grande parte porque a performance é muito superior à que estas máquinas tinham no seu tempo. 

Mesmo se feitos de acordo com os regulamentos da época, os clássicos de hoje serão sempre mais rápidos e resistentes. Contribui para isso a superior qualidade dos materiais actuais, as técnicas de fabrico, as menores tolerâncias, os pneus mais eficazes e uma pista que tem hoje um piso de qualidade superior.

Clássicos "novos" sobem o ritmo
É sabido também que os regulamentos permitem que se usem reproduções absolutamente fiéis dos modelos originais. Aquilo que os ingleses classificam como "tool room copy", como é o caso deste C-type, permitem competir de forma um pouco mais despreocupada, o que também pressiona os adversários. 

Mensagem dura e punições pesadas
Mais do que um fim-de-semana de corridas, o Goodwood Revival é uma espécie de "clube" a que todos os pilotos e preparadores querem aceder. Entrar neste universo depende muito das credenciais dos pilotos e das máquinas que se pretende inscrever. 

Perder o acesso a este universo é uma punição pesada para qualquer um e é isso que está em jogo. O Duque de Richmond, dono do circuito e de toda a propriedade circundante, e que é também o líder de toda a operação, publicou um vídeo em que lança um aviso muito sério, com palavras fortes. 

Explicando que é fundamental que este se mantenha um evento com a essência do passado, o anfitrião diz, sem rodeios, que aqueles que forem apanhados a infringir intencionalmente os regulamentos técnicos serão expulsos do evento, não podendo sequer ficar no recinto para a componente social do Revival. 

Mais avisa o Duque de Richmond que aqueles que forem apanhados a incumprir, não voltarão a receber convites para alinhar em qualquer dos eventos da Goodwood Road & Racing. 

Contra os grupos de pressão
A mensagem contém também um aviso muito específico contra algumas "dinâmicas de grupo". O Duque refere um caso em que um piloto que se sentiu lesado, foi pressionado pelos seus pares a não apresentar protesto aos comissários porque, segundo alegavam, "isso não faz parte do espirito de Goodwood". Indignado, o "pai" do Revival considera inadmissível tal pressão, que vai contra a verdade desportiva de um evento que se quer franco, leal e justo. 

O Goodwood Revival Meeting começa na próxima sexta-feira e é transmitido em directo, integralmente e gratuitamente no canal de Youtube da Goodwood Road & Racing.

Mais artigos