Motorbest

"Barn find" da década: Klein Collection

A RM Sotheby's anunciou que levará a leilão, em Setembro, vários lotes de uma mítica e surreal colecção de Los Angeles. Parece mentira, mas...
Motorbest
16 de ago. de 2024

Fotos cortesia de RM Auctions (Robin Adams/Kegun Morkin)

O último grande "barn-find"?

Parece quase uma daquelas criações de Inteligência Artificial que vão aparecendo por todo o lado, a sugerir "barn finds" impossíveis, só que desta vez é real.

A colecção McKlein é conhecida desde há décadas, mas poucos tiveram o privilégio de a visitar e muito menos de registar imagens do que se escondia neste lugar absolutamente mágico.

Rudi Klein era um imigrante alemão que chegou aos EUA no final da década de 1950 e, após uma curta carreira como talhante, começou a vender carros europeus e respectivas peças em Los Angeles. O seu concessionário chamava-se, propositadamente "Porche Foreign Auto" O "erro" ortográfico foi uma manobra legal após um aviso de Estugarda.

Para alimentar o negócio, Klein criou uma gigante sucata onde desmantelava alguns exemplares para peças mas, ao mesmo tempo, ia acumulando os modelos mais especiais, criando discretamente uma das maiores coleções de automóveis do mundo.

Sem acesso público, poucos tiveram sequer um vislumbre da impressionante coleção, o que adensou o mistério e a sua aura. Há, no entanto, evidências de que a coleção, que se mantém intocada desde a morte de Klein em 2001, inclui alguns dos carros mais raros de sempre.

O que se sabe do leilão

A RM Sotheby’s anunciou o leilão como “The Junkyard: The Rudi Klein Collection”, mas ainda não revelou detalhes das peças que irão ser incluídas, mas destacou já alguns exemplares que deixam qualquer entusiasta incrédulo.

O primeiro deles é o Mercedes-Benz 500K Coupé ex-Rudolf Caracciola. É um exemplar único, feito com um habitáculo mais alto do que o normal 500K, para albergar a estatura do lendário piloto dos "Flechas de Prata". Este era o seu transporte pessoal nas deslocações para as provas.

Através de um concessionário de Paris, o carro acabou nas mãos do genro do ditador italiano Benito Mussolini, durante a Segunda Guerra Mundial e, após a sua execução, ficou escondido durante um longo período numa pilha de estrume na Etiópia, antes de chegar aos EUA.

Foi visto publicamente pela última vez quando levado a um salão automóvel por Klein em 1980, e tem permanecido em segredo desde então.

Uma investigação feita há 12 anos pela Car and Driver acerca do carro e da colecção, estimou que valeria mais de 10 milhões de dólares  mas os preços dos automóveis clássicos dispararam desde então

Outro exemplar notável anunciado no leilão, é Mercedes-Benz 300SL 1955 "Gullwing", um de 29 exemplares produzidos com carroçaria de alumínio e que chegou a pertencer a Luigi Chinetti, importador americano da Ferrari. Sabe-se, no entanto, que a colecção chegou a incluir pelo menos mais dois Gullwing com carroçaria em aço e dois Roadster.

Outro automóvel único é o protótipo do Iso Grifo A3/L Spyder de 1967, produzido pela Bertone, modelo que nunca chegou à produção. Klein adquiriu este automóvel ao produtor de TV Greg Garrison, conhecido pela criação do The Dean Martin Show e pela realização de um dos debates presidenciais televisivos marcantes de 1960 entre John F. Kennedy e Richard Nixon.

Está também incluído o último Horch 855 Special Roadster sobrevivente, um carro de 1939 que foi utilizado em fotos publicitárias de Hollywood na década de 1950.

As fotos agora reveladas mostram ainda um conjunto de três Lamborghini Miura, alguns Ferrari e vários Porsche 356, mas há mais...

O que estará por revelar?

Embora a colecção se tenha mantido longe dos olhos do público, houve quem a visitasse há algumas décadas e registasse em fotos alguns dos automóveis de sonho, alguns em estado de total destruição.

Entre eles é possível encontrar um outro Miura com o tejadilho esmagado, vários Dino 246, um Mercedes-Benz W100 Pullman, um Porsche 365 Carrera GTL Abarth, o famoso Glöckler-Porsche antes de ter voltado ao mercado, um Lola T70, um BMW 507 Roadster, vários Aston Martin V8 e Maserati Merak, etc.

O que mais irá a leilão?

Mais artigos