Motorbest

Ecclestone vende colecção de quase 70 F1 clássicos!

Aos 94 anos, o controverso "Senhor F1" vai vender a que é, seguramente a melhor colecção de F1 do mundo, estimada em mais de 120 milhões de euros.

Fonte: Motorsport
Fotos: Tom Hartley Jnr

Aos 94 anos, 70 deles vividos no seio da Fórmula 1, Bernie Ecclestone parece estar a preparar o futuro da sua família. 

“Adoro todos os meus carros, mas chegou a altura de começar a pensar no que lhes vai acontecer no caso de já não estar cá, e foi por isso que decidi vendê-los. Depois de os colecionar e de os possuir durante tanto tempo, gostaria de saber para onde foram e não deixá-los para a minha mulher cuidar, caso eu não estivesse por perto.”

Ao longo da sua incrível carreira, Bernie Ecclestone construiu uma coleção original de carros de F1 e de Grande Prémio como nenhuma outra. Agora, está a vender todo o lote, incluindo alguns vencedores do campeonato do mundo. 

Foi ontem mesmo que anunciou a venda deste 69 exemplares inigualáveis ​​da arte, que vão desde um Bugatti Type 54S de 1931 até ao Ferrari vencedor do título de Michael Schumacher em 2002. Serão vendidos individualmente pelo famoso comerciante Tom Hartley Jnr., um mais bem sucedidos do mundo em automóveis desportivos e de competição de última geração.

As filhas de Bernie e a sua mulher, a vice-presidente desportiva da FIA para a América do Sul, Fabiana Flosi, têm pouca vontade de se tornarem guardiãs destas máquinas históricas, cujo valor acumulado deverá ultrapassar os 120 milhões de euros. 

“Um Grande Prémio e, em particular, um carro de Fórmula 1 é muito mais importante do que qualquer carro de estrada ou outra forma de carro de corrida, pois é o auge do desporto, e todos os carros que comprei ao longo dos anos têm características de corrida fantásticas. Depois de colecionar os melhores carros de F1 desde o início do desporto, decidi agora transferi-los para novas casas que os tratarão como eu os tratei e cuidarão deles como preciosas obras de arte.”

A coleção Ecclestone Grand Prix, que é certamente a mais original e valiosa do seu género, inclui 18 Ferraris, o mais antigo dos quais é o Thin Wall Special britânico verde de corrida de 1949, que anteriormente pertencia e foi desenhado pelo fundador da Vanwall, Tony Vandervell; 28 Brabhams de sua propriedade desde o primeiro dia e nunca antes colocados à venda, incluindo os chassis vencedores do campeonato de 1981 e 1983 de Nelson Piquet; para além de um Vanwall de 1957, um BRM de 1954, um Lancia D50A, um Delahaye Monoplace ‘Chaboud Speciale’, um Connaught Type-B, dois Talbot-Lago T26C Grand Prix e quatro Maseratis incluindo um 250F.

Alguns são propriedade de Ecclestone há mais de 50 anos, enquanto outros foram comprados nos anos 80 e 90, e foram mantidos no seu hangar privado no aeroporto de Biggin Hill, no sul de Londres. Poucos viram a luz do dia durante todo este tempo.

Mais artigos