Como visto na TV! #1
No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.



Escrito por:
Motorbest

2022-11-22

Há 35 anos não havia programas de automóveis, nem havia 100 canais à escolha.
Éramos livres de optar entre a RTP 1 e a RTP 2, mas só até ao jantar, porque depois sobrava apenas um canal. Então sabíamos que o vizinho, a avó, o primo, o patrão e toda a gente estava a ver o mesmo que nós. Sentíamo-nos unidos pelo “1,2,3!”, pelas novelas e pelas séries televisivas.

Para o entusiasta dos automóveis, havia transmissões de Fórmula 1 grátis, mas mais nenhum programa era dedicado à sua paixão. Por isso, ao ver qualquer série, pessoas como nós reparavam mais nos carros do que no enredo. Enquanto a mulher se indignava com a forma indecente como J.R. Ewing tratava a sua família, o marido sentia-se chocado com o impacto estético dos para-choques longos e das óticas americanas nas linhas outrora elegantes do Mercedes-Benz SL R107. Ao ver “Modelo e Detective”, era impossível não pensar duas vezes em Cybill Shepherd mas, ao passo que ela já passou o seu auge, o BMW 635 CSI mantém uma das melhores silhuetas da época.

Para a maior parte dos espectadores, os automóveis eram apenas mais um adereço, ao passo que para os entusiastas eram o actor principal. Isso explica porque éramos tão exigentes com eles e com os seus papéis. Mesmo nas séries em que os automóveis eram protagonistas intencionais, o seu desempenho raramente era satisfatório para quem gosta de automóveis. A ideia de haver um Pontiac Trans Am conversador e com sentido de humor, não era nada que nos irritasse, mas ouvir pneus a chiar em terra já era demasiado inverosímil para aceitar!

Independentemente da qualidade de cada programa, era mais provável decorarmos os modelos usados em cena do que os nomes dos actores. Inexplicavelmente, havia um fascínio quase infantil em ver imagens de um carro em acção, principalmente quando se tratava de um modelo europeu que conhecíamos de perto. É que por muito atractivo que um Dodge Charger nos pudesse parecer, a probabilidade de vermos um, era tão grande como a de levar a Daisy Duke a jantar sem levar dois murros dos priminhos dela.

Nas produções nacionais, era mais fácil encontrar modelos com que nos identificamos mas, por agora, escolhemos cinco exemplares que foram estrelas em séries norte-americanas e britânicas.

Peugeot 403 Cabriolet  1958-1961

Porquê este modelo?
Nas séries televisivas como nos filmes, mesmo quando vistos como um simples adereço, os automóveis podem ser fundamentais para ajudar a caracterizar uma personagem. Os desportivos ou descapotáveis indicam um tipo extrovertido, as grandes berlinas ou limusinas indiciam personagens mais sérias ou mesmo arrogantes, ao passo que um jipe ou uma moto remetem para pessoas descontraídas e divertidas. No caso de Columbo o Peugeot 403 decrépito era fundamental para caracterizar um indivíduo desleixado, mas peculiar na sua forma de estar. O Peugeot 403 é uma escolha invulgar enquanto clássico e muito mais enquanto carro do dia-a-dia, como era o caso do famoso inspector. O carro francês maltratado, a gabardina amarrotada e o Basset Hound chamado “Cão”, eram traços fundamentais do perfil de Columbo e que o ajudavam a distinguir do estilo aprumado e elegante de um Hercule Poirot.
A personagem representada por Peter Falk era a de um homem simpático, amistoso, distraído e de ar pouco credível, que fazia com que os criminosos o subvalorizassem. Isto até o detetive terminar a conversa com a sua típica frase “Só mais uma coisa…”, normalmente seguida por um raciocínio que dava a entender que estava perto de desvendar o caso.

O que procurar

Antes da filmagem da primeira temporada, realizada por Steven Spielberg, foi Peter Falk quem seleccionou o carro partir do “stock” da Universal Studios.
Uma das piadas da série era a preocupação constante de Columbo em estacionar o carro sempre na sombra para que o sol não danificasse a pintura, já praticamente inexistente. No mundo real, é igualmente difícil encontrar um 403 em bom estado e muito menos um Cabriolet. À semelhança do que acontecia com outros descapotáveis da marca, o preço era 80% superior ao da berlina, tornando-o muito exclusivo, com pouco mais de 2000 exemplares produzidos. Hoje acontece o mesmo, com o Cabriolet a atingir os 35.000€ de cotação, em contraste com os 8000€ do Berline. Mecanicamente, os dois modelos não diferem, usando ambos o conhecido motor de 1.5 litros e 60cv. Era uma evolução com base no motor do 203, com cabeça “Alpax” de câmaras hemisféricas. Este modelo não tem nada a ver com rapidez, por isso procure demoradamente pelos sinais de corrosão e, mais importante ainda, garanta que as peças específicas do modelo estão presentes e em bom estado, pois são difíceis e dispendiosas de adquirir.

Para que serve
É um carro elegante, como a maioria dos modelos desenhados por Pininfarina para a Peugeot. Tanto a versão descapotável como os Berline e Familiale são excelentes para passeios relaxados, por serem confortáveis e muito fiáveis.

Perfil do “actor
O 403 é como aqueles actores seniores que têm tanta presença no ecrã que não precisam de porte atlético ou de muita maquilhagem para captar a atenção. O 403 é uma espécie de Nicolau Breyner .

Alternativa
Em Poirot há em episódio com uma cena de perseguição em que entra o derradeiro cabriolet de cinema: um Alfa Romeo 8C 2900B Spider. Se tiver uma conta “offshore” da qual esteja farto, esta é uma boa aposta.

 

Motor: 4 cil. Em linha; posição longitudinal dianteira; válvulas à cabeça; 1468cc;
Carburador Solex; 65cv às 4900 rpm; Transmissão: traseira; 4 Vel. Man;
Travões: à frente, de tambor; atrás, de tambor. Sem servofreio;
Chassis: monobloco em aço de 2 portas e 4 lugares;
Comprimento: 4470mm; Distância entre eixos: 2667mm; Peso: 1383kg;
Velocidade Máxima: 130 km/h

Utilização 3
Manutenção: 4
Fiabilidade 4
Valorização 4

Segunda parte do artigo, aqui: Como visto na TV! #2

Outros artigos

O Ferrari de 1,8 milhões e a vassoura com 50 anos

by | Set 21, 2023 | Mercado | 0 Comments

Mais de mês depois da Monterey Car Week, ainda gera polémica a venda mais peculiar de todo o evento, que levanta questões sobre o que vale mais: um automóvel, ou a sua história?

A arte de negociar clássicos – tertúlia

by | Set 18, 2023 | Vídeos | 0 Comments

Em 2022 abrimos o Fórmum autoClássico/Motorbest com Joaquim Bessa e António Carvalheira, numa conversa sobre o negócio da venda de veículos clássicos. Vamos recordar.

Estoril e o ruído. Era de esperar…

by | Set 15, 2023 | Opinião | 11 comentários

Uma providência cautelar pode obrigar o Circuito do Estoril a parar com todos os dias de teste, track-days e provas não-oficiais, caso não cumpra a lei do ruído. Mas porquê agora e como é que esta ameaça nunca surgiu antes?

2º Passeio de Clássicos Soc. Com. C. Santos (Esgotado)

by | Ago 3, 2023 | Tours | 0 Comments

Um evento para celebrar o prazer de condução e a paixão pela Mercedes-Benz.

(Vídeo) Eu, o RallySpirit e um sonho.

by | Mai 22, 2023 | Vídeos | 0 Comments

Vem aí mais uma edição do RallySpirit. Um evento que tenho vivido por dentro e que me faz sonhar. Como pode a experiência melhorar?

Best Caramulo

by | Mai 2, 2023 | Tours | 0 Comments

Um evento para celebrar a paixão pelo automóvel e pela condução. Uma viagem à nossa paixão, pelo caminho mais longo.

Estrelas da TV nacional #3

by | Abr 8, 2023 | Corrosão | 0 Comments

Recentemente recordámos as estrelas das grandes séries de TV internacionais. Agora é a vez dos que brilharam nas produções nacionais. Com menos luxo e cachet a condizer.

Não chorem pelo Autosport.

by | Abr 7, 2023 | Opinião | 0 Comments

O Autosport lançou há dias a sua última edição impressa. Muitos, mesmo os que não compravam, criticaram. Outros disseram que o tempo do papel acabou. Estavam todos errados.

Estrelas da TV nacional #2

by | Mar 30, 2023 | Corrosão | 0 Comments

Recentemente recordámos as estrelas das grandes séries de TV internacionais. Agora é a vez dos que brilharam nas produções nacionais. Com menos luxo e cachet a condizer.

Sabe o que é o sistema Panhard?

by | Mar 29, 2023 | História | 0 Comments

Do "Système Panhard", à "barra Panhard", passando pela criação da primeira caixa de velocidades, este construtor francês desconhecido de muitos, estabeleceu os parâmetros essenciais do automóvel tal como o conhecemos.

Best Primavera

by | Mar 22, 2023 | Tours | 4 comentários

Curvas e mais curvas, paisagens deslumbrantes e sabores regionais. E, claro está, as conversas de automóveis. Venha celebrar a Primavera entre entusiastas.

Estrelas da TV nacional #1

by | Fev 5, 2023 | Corrosão | 0 Comments

Recentemente recordámos as estrelas das grandes séries de TV internacionais. Agora é a vez dos que brilharam nas produções nacionais. Com menos luxo e cachet a condizer.

Lancia Fulvia volta a vencer no Monte Carlo.

by | Fev 4, 2023 | Competição | 0 Comments

51 anos depois do triunfo de Munari, um Fulvia volta a vencer nas estradas geladas do Monte Carlo. Desta vez na competição de históricos.

Best Douro 2023

by | Fev 1, 2023 | Tours | 0 Comments

A riqueza do Douro é haver sempre algo novo para descobrir e estradas para explorar. A isso, acrescentamos surpresas.

Como visto na TV! #5

by | Jan 31, 2023 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear, nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

Sistemas de suspensão

by | Jan 27, 2023 | Garagem | 0 Comments

Nasceu a pensar no conforto, mas tornou-se uma questão de segurança, eficácia e performance. Eis o essencial da tecnologia de suspensão.

Como visto na TV! #4

by | Jan 24, 2023 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

A função do “chauffeur”? Dar calor!

by | Jan 23, 2023 | História | 0 Comments

Todos conhecemos a palavra como um sinónimo de "motorista". Mas porquê o uso da palavra "chauffeur" e qual a etimologia? A resposta está na técnica.

Como visto na TV! #3

by | Jan 23, 2023 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

Vídeo: Alfa Romeo 1900 CSS Touring

by | Jan 21, 2023 | História,Vídeos | 2 comentários

Estreia do primeiro vídeo Motorbest, com um automóvel muito especial. O Alfa Romeo 1900 CSS Touring.

Como visto na TV! #2

by | Jan 17, 2023 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

Cinquecento Sport, o micro-GTI

by | Jan 17, 2023 | História | 0 Comments

Embora não tivesse sido planeada desde o início, a versão Sport do Cinquecento apenas continua uma tradição que sempre fez parte dos citadinos Fiat.

Brevemente, em vídeo: Alfa Romeo 1900 CSS Touring

by | Jan 14, 2023 | História,Vídeos | 0 Comments

Para o primeiro vídeo Motorbest, escolhemos um automóvel muito especial. O Alfa Romeo 1900 CSS Touring.

Quem compra os MX-5 NA?

by | Nov 28, 2022 | Mercado | 0 Comments

Diz-se que o MX-5 é um desportivo que serve para tudo, mas será que serve para todos? Que perfil têm os compradores?

Champanhe no pódio: do acidente à tradição.

by | Nov 25, 2022 | História | 0 Comments

Foi em 1967 que Dan Gurney inaugurou a a tradição do spray de champanhe no pódio. Na altura, "não caiu bem"...

Giulia, a sexygenária!

by | Nov 22, 2022 | História | 0 Comments

Os Sprint e Spider são os mais populares e desejados da série 105/115 da Alfa Romeo, mas o Giulia familiar é um ícone por direito próprio.

Como visto na TV! #1

by | Nov 22, 2022 | Corrosão | 0 Comments

No tempo em que não havia Top Gear , nem YouTube, qualquer automóvel que aparecesse na TV por mais do que uns segundos, era motivo de conversa. Recordamos vários modelos, com diferentes “cachês”.

BX aos 40: o último Citroën “maluco”?

by | Nov 19, 2022 | História | 0 Comments

De Gandini a Cavaco, do "imparável" BX 11 ao inacreditável 4TC, foram vários os motivos pelos quais o BX marcou uma geração. Nos seus 40 anos, celebramos o último grande rasgo de irreverência de Sochaux.

Best Outono

by | Out 10, 2022 | Tours | 0 Comments

O gosto de dar à chave de manhã, ver o vapor sair pelos escapes e sair pelas estradas, rodeadas de árvores pintadas de tons quentes, ao encontro de amigos.

1º Passeio de Clássicos Soc. Com. C. Santos

by | Ago 10, 2022 | Tours | 0 Comments

Um evento para celebrar o prazer de condução e a paixão pela Mercedes-Benz.

Best Xisto

by | Ago 1, 2022 | Tours | 0 Comments

As paisagens dramáticas do centro e as estradas de sonho que viram passar as lendas dos ralis, reservam-lhe uma experiência inesquecível.

O génio de Robert Opron

by | Jan 2, 2022 | História | 0 Comments

No design, não há genialidade sem ousadia. Ao criar algo novo, desafia-se as expectativas e Opron apreciava esse desafio.

50 anos do Fiat 127

by | Jan 1, 2022 | História | 0 Comments

Poderá não ter sido o pioneiro no género, mas foi fundamental na consolidação do formato do automóvel utilitário.

Best Minho Verde

by | Dez 16, 2021 | Tours | 0 Comments

Parta connosco à descoberta dos encantos e dos segredos mais preciosos do Minho e da região dos vinhos verdes.

Familiares dos anos 80 – Parte I

by | Mai 31, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Numa década de contenção e racionalidade, o mercado nacional encheu-se de propostas familiares de todas as marcas e origens.

Dado é caro!

by | Mai 31, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Um clássico é um investimento de risco. Para não perder dinheiro com a sua paixão, escolha um modelo que não valha nada.

Realmente desportivos. Realmente baratos.

by | Mai 31, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Quem nunca sonhou ter um desportivo exuberante? Conheça cinco opções abaixo dos €20000 e pare de adiar o sonho.

A melhor relação Euros por Cavalo

by | Mai 31, 2020 | Corrosão | 0 Comments

É o derradeiro factor de sedução de um automóvel. O número das emoções. A estrela das fichas técnicas. A potência é a obsessão de qualquer apaixonado dos automóveis e alguns clássicos oferecem cavalos a preço de feira.

Um clássico como primeiro carro

by | Mai 14, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Quem pode negar a importância do primeiro carro nas nossas vidas? Por outro lado, quanto não custa escolher e pagar um para dar a um filho? No mundo dos clássicos há soluções perfeitas para pais e filhos. É novo para ele, clássico para si.

Clássicos de que o FMI gosta

by | Mai 12, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Preparados para épocas de crise, recordamos cinco modelos que fizeram bem à economia nacional.

Quando o barato sai caro

by | Mai 12, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Há um irónica tendência para modelos baratos virem a tornar-se em clássicos caros. Eis cinco exemplos de inflação retroactiva.

Cinco carros para provocar o divórcio

by | Mai 3, 2020 | Corrosão | 0 Comments

Há automóveis capazes de seduzir e outros capazes do contrário, mas pelos quais vale a pena ficar solteiro.

Personalidade: Paul Frère

by | Abr 11, 2020 | História | 0 Comments

Há pessoas que passam a vida em busca de um talento. Paul Frère tinha dois: foi excelente jornalista e excelente piloto.

Personalidade: Gabriel Voisin

by | Abr 11, 2020 | História | 0 Comments

Peter Mullim chamou-lhe “Leonardo da Vinci do séc. XX”. Talvez não seja um exagero.

Festival Renault Classic

by | Abr 11, 2020 | Reportagem | 0 Comments

A Renault fez 115 anos e convidou os jornalistas para celebrar em Monthléry. Thierry Lesparre esteve lá.

75th Goodwood Members Meeting

by | Abr 1, 2017 | Reportagem | 0 Comments

Goodwood Members Meeting leva-nos numa viagem por várias gerações gloriosas do desporto motorizado.

Raymond Boutinaud

by | Jul 1, 2016 | Entrevistas | 0 Comments

A história de uma paixão pela Porsche, que levou à famosa aventura em Le Mans, de 928 S.

Injustiçados
: Alfa Romeo Alfasud Berlina

by | Mai 1, 2016 | História | 0 Comments

Por vezes, defeitos mediáticos condenam modelos virtuosos. Vamos fazer justiça ao Alfa Romeo Alfasud.

Conde de Monte Real

by | Mai 1, 2016 | História | 0 Comments

O retrato de um grande nome do nosso automobilismo, aquando do centenário do seu nascimento.

Injustiçados: Simca 1100

by | Abr 1, 2016 | História | 0 Comments

Num percurso condicionado pela gestão, a Simca fez modelos de excepção, como o Simca 1100.

Hans Ledwinka, o inconformado

by | Abr 1, 2016 | História | 0 Comments

Um dos engenheiros mais influentes do mundo que, por isso mesmo, acabou preso e esquecido.

Injustiçados: Citroën GS

by | Abr 1, 2016 | História | 0 Comments

Por vezes, defeitos mediáticos condenam modelos virtuosos. Vamos fazer justiça ao Citroën GS.

De Grupo B em Monthléry

by | Mar 1, 2016 | Reportagem | 0 Comments

As emoções das Grandes Heures Automobiles, vividas por Thierry Lesparre.

Vincenzo Lancia, o virtuoso

by | Fev 1, 2016 | História | 0 Comments

Mais do que um empresário do mundo automóvel, Vincenzo foi um génio apaixonado pela inovação e pela técnica.

Bruno Saby

by | Fev 1, 2016 | Entrevistas | 0 Comments

Bruno Saby foi um dos poucos pilotos a saborear o prazer das vitórias na era do Grupo B e participou no desenvolvimento do Peugeot 205 T16. O piloto francês recorda aqueles tempos numa entrevista a Thierry Lesparre.

Lancia: Um épico sem final feliz

by | Mar 1, 2014 | Opinião | 0 Comments

Numa perspectiva de entusiasta, Duarte Pinto Coelho fala das razões para admirar a Lancia e para chorar o seu fim inglório.

0 Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This