Restauro épico: Ferrari 250 GTO #3589 GT
Foto: Tom Hartley Jnr.
Nas nossas conversas no ciclo dos automóveis clássicos, muitas vezes ouvimos dizer "Pagar 40 milhões por um carro? Que estupidez!". Na maioria das vezes, estas observações decorrem da incapacidade de apreciar um automóvel com história pelo seu lado intangível: a componente artística da criação, a singularidade técnica, a história da criação, a história do exemplar mas, mais ainda, a história de todas as pessoas que intervieram na vida daquela peça.
Quando um automóvel tem muito significado para nós, porque foi de um familiar, por exemplo, dizemos que não tem preço. Quando a história tem significado para os entusiastas de todo o mundo, como por-lhe um preço?
No entanto, acima de tudo isto há uma outra componente nas cotações que para nós, comum mortais, é quase incompreensível: o custo de um restauro verdadeiramente épico como o do #3589 GT. As horas de investigação, o custo de manutenção do arquivo, o custo dos materiais de época, incluindo o fabrico de peças de acordo com as técnicas obsoletas, o custo de cada trabalhador altamente especializado, a documentação rigorosa do restauro, tudo isto, ascende a somas de milhões, porque seria impossível fazê-lo de outra forma e porque o conhecimento paga-se.
A história de competição do #3589 GT não é das mais fascinantes, mas tem como especial interesse o facto de ter um percurso claramente documentado e que ilustra a transformação no mundo dos automóveis antigos, pois este é o exemplar que, famosamente, foi oferecido a um liceu para que os alunos pusessem em prática os seus conhecimentos de mecânica e que, posteriormente, foi adquirido por um proprietário que o deixou em cima do reboque, num campo, à mercê do clima durante mais de 16 anos.
Seria depois adquirido por um coleccionador suíço que, desistindo de recuperar a carroçaria original, guardou-a em mau estado e mandou produzir uma outra, totalmente nova. Em 2021, o comerciante Tom Hartley Jnr. negociou a compra do exemplar e da sua carroçaria original e voltou a juntar os dois, num trabalho de restauro impressionante, que durou três anos, levado a cabo pela Ferrari Classiche com participação da Carrozzeria Brandoli.
Toda a história está documentada neste vídeo de 25 minutos, que passam num instante...