Estoril Classics 2024
tradicional data do evento de clássicos mais importante do Sul da Europa aproxima-se, estando prevista a edição deste ano para os próximos dias 4, 5 e 6 de Outubro e a perspectiva é que o público volte engalanar o paddock e as bancadas do Autódromo do Estoril.
Como tem vindo a ocorrer desde a sua primeira edição, a Fórmula 1 será o grande cabeça de cartaz do programa, com a 7ª edição do Classic GP composto por carros que competiram na categoria máxima até 1986.
Mas na edição deste ano, a oitava, os adeptos serão presenteados com outro ‘prato de Fórmula 1’, uma vez que, para além dos monolugares da era em que os motores Ford Cosworth reinavam, haverá também uma exibição com carros de Grande Prémio dos anos 1990s.
Desta forma, os fãs portugueses que se deslocarão ao Autódromo do Estoril durante o Estoril Classics poderão ver evoluir monolugares de Fórmula 1 de três décadas diferentes – dos anos 1970, 1980 e 1990.
Período em que carros como os Lotus, Williams, Brabham, McLaren, etc, e pilotos como Niki Lauda, James Hunt, Nelson Piquet, Alain Prost e Ayrton Senna, etc, marcaram o mundo dos Grandes Prémios.
Como em qualquer restaurante de alta cozinha, o Estoril Classics terá um menu de degustação para preencher palato dos adeptos mais exigentes e, assim, haverá outros pratos que satisfarão os mais selectivos fãs de automobilismo, havendo para além da Race Ready como ‘chefe’, a Peter Auto.
o longo de três dias de deleite, haverá mais novidades como a nova prova de carros de Turismo – o Classic Touring Challenge, para carros de Turismo até 1965, onde se encontrarão os Mini Cooper, Ford Cortina, Ford Falcon, Alfa Romeo GTA, e que se separam da Heritage Touring Cup, que aceita Turismos até 1986, que nos traz à memórias os duelos “Ford vs BMW".
Portugal tem uma forte tradição de corridas de resistência, portanto, o regresso dos Protótipos e os GT de outras eras são pratos a não perder. A oferta para o palato será diversificada com corridas do Classic Endurance Racing, para os Lola e Chevron, do Endurance Racing Legends, que no traz os LMP1 e GT1 dos finais dos anos 1990s e início dos anos 2000s. A sofisticação dos anos 1960 será assegurada pelo Sixties´ Endurance, competição em que os Jaguar Type-E enfrentam os Lotus Elan e AC Cobra, do Gentlemen Challenge, onde a elegância e o exotismo se encontram na forma dos Porsche 904, das diversas versões do Ferrari 250 e outras ‘peças de arte’ mais habituais em museus que em pistas.
A maior competição ibérica de viaturas clássicas, o Iberian Historic Endurance, terá o condão de reunir Grande Turismos e Turismos, até 1976, na mesma corrida, sendo os Ford GT40, Alfa Romeo GTAm ou os Porsche 356 por si só um prato especial de assinatura, prometendo emoção em todas as categorias, com o publico a poder torcer pelos Gentlemen-Drivers portugueses que enfrentam os muitos estrangeiros que marcam presença na prova.
Este ano, para responder à forte adesão que se espera dos adeptos de automobilismo, haverá duas praças de alimentação, uma na Curva 1 e outra no centro do paddock. As corridas poderão ser seguidas através de um ecrã gigante e serão diversas as lojas de merchandising, onde poderão ser adquiridos os desejados souvenirs.
Apesa do espectáculo em oferta ser do mais elevado nível, os preços dos bilhetes para o paddock são bastante acessíveis, ficando o ingresso diário em 20 euros para sexta-feira e em 35€ para sábado e domingo. O passe para os três dias fica apenas em 50 euros, ao passo que as crianças até aos 16 anos tem acesso livre ao paddock, desde que acompanhadas por um adulto.
Os bilhetes podem ser adquiridos através do website oficial BOL.pt ou na FNAC ou Worten. Como tem sido habitual, o número de ingressos está limitado ao espaço físico do paddock do Autódromo do Estoril.
Como tradição desde a primeira edição do Estoril Classics, o acesso à bancada A do Autódromo do Estoril é grátis, permitindo que todos os adeptos possam desfrutar de boa parte do espectáculo previsto para este ano.