Motorbest

31ª Automobilia de Aveiro: CAAA divulga os conteúdos

Como habitualmente, o incontornável evento do Clube Aveirense de Automóveis Antigos volta a acontecer de 23 a 25 Maio, e o programa é já conhecido.
Motorbest
6 de mai. de 2025

Como fielmente acontece desde 1992, a Automobilia regressa a Aveiro nos próximos dias 23, 24 e 25 de Maio na sua missão de assegurar, promover e divulgar o mundo do coleccionismo dos transportes de outros tempos. Como sempre, à componente comercial de venda, compra e troca de veículos, peças, componentes, literatura técnica e histórica, alia-se à componente de exposição e exibição de veículos sob diferentes temáticas para dar a conhecer e a recordar a mobilidade terrestre desde os primórdios do século XX.

A grande diversidade de material e veículos expostos, é garantida pela participação de centenas de expositores nacionais e estrangeiros que fazem da Automobilia o grande mercado de referência ibérica para todos aqueles

que preservam, coleccionam ou gostam do mundo das motos, automóveis e bicicletas antigas assim como livros, revistas, manuais, publicidades, ferramentas, miniaturas, enfim, tudo o que tem a ver com o coleccionismo “com rodas”.

Das habituais e didácticas exposições temáticas que desde sempre caracterizaram a Automobilia, destaca-se uma exposição da “Mobilidade de há 100 anos atrás” com automóveis, motos e bicicletas daquela época, “O início das mopeds” com um bonito conjunto dos primeiros exemplares de bicicletas com motor auxiliar, os “70 anos do DS, a Rainha das Estradas” dedicado ao icónico e sempre admirável Citroen ID/DS que revolucionou o mundo automóvel em 1955 e também os “70 anos da Pão de Forma” o não menos simpático e icónico furgão da VW que, na sua simplicidade, também marcou gerações de entusiastas, com uma alargada exposição que irá contemplar toda a família de modelos VW com motor arrefecido a ar. 

No mundo das motos, a exposição “Kreidler e Zundapp, as motorizadas alemãs em Portugal” com modelos diversificados, com destaque para modelos de competição e a novidade da participação dedicada de um clube holandês; nas motos maiores, “As motos sidecar, passear em família com três rodas” uma exposição de bonitos exemplares desde os anos 20 aos 60 destes veículos a um meio caminho entre moto e automóvel; “As salvadoras ambulâncias” vai ser uma exposição dedicada àqueles preciosos veículos que tantas vidas ajudam a salvar e que merecem ser admiradas e reconhecidas e, finalmente “A família R5” exposição daquele popular modelo da Renault que ia desde o simples e pacato modelo familiar ao agressivo e potente modelo ganhador de ralis.

A completar estas exposições, a sempre admirada e engrandecedora presença de entidades como o Museu do Ar, a Marinha Portuguesa, a GNR, a PSP, a APVM, o Museu do Caramulo e de vários clubes de automóveis, motos e bicicletas que colaboram decisivamente no êxito da Automobilia ao mesmo tempo que divulgam o seu património histórico e as suas actividades.
Como habitualmente, a par da presença de algumas caravanas que visitam a feira e expõem os seus veículos clássicos, também os visitantes da Automobilia que se desloquem no seu veículo antigo, têm estacionamento gratuito dentro do recinto do certame.
O já tradicional Passeio de Bicicletas Antigas, em colaboração com a Relíquias da Bairrada, terá a sua realização no domingo de manhã, dia 25, com a caravana das bicicletas até 1970 a percorrer a cidade de Aveiro. E é também pelas ruas da bonita Aveiro que se efectuarão os passeios turísticos gratuitos em autocarros antigos, numa preciosa colaboração com o Clube de Viação Clássica.
Muito para ver e fazer, por isso há que não faltar a uma prolongada visita à Automobilia de Aveiro.