Subaru Impreza sti
Até aos anos 80, a Subaru era uma marca conhecida na Europa apenas pelos seus pequenos utilitários. Foi pelas mãos da Prodrive, que o Subaru Legacy e Colin McRae cimentaram, na competição, o caminho para a chegada do primeiro produto realmente global da Subaru.
O Impreza era vendido em inúmeras variações pacatas no mercado doméstico japonês, mas só a versão turbo, de tracção integral, conseguiu vendas expressivas no mercado europeu. Em comum, todas as variantes do Impreza tinham o motor de quatro cilindros opostos, numa altura em que quase toda a indústria tinha desistido dessa fórmula.
Um salto de qualidade e performance
Em 2001 chega a segunda geração do Impreza e, com ela, mais e melhores motorizações.
Embora nas soluções técnicas se mantivesse muito semelhante, o novo Impreza era mais largo quatro centímetros, o que lhe conferia maior estabilidade, mas a plataforma cresceu apenas meio centímetro entre eixos, o que garantia a necessária agilidade. O chassis sofreu uma forte evolução, com um imenso reforço estrutural na zona pilares B, que o tornou mais seguro e mais rígido em curva.
Nos ralis a boa campanha prosseguia, mas a estética pouco consensual desta versão (que lhe mereceu a alcunha bug-eye ou "olho de insecto") não convencia a maioria dos clientes, o que forçou a introdução de um face-lift da autoria do conceituado Peter Stevens, que veio dar um novo alento às vendas numa fase final da carreira do modelo.
O WRX STi com face-lift chegou em 2003 e, nesse mesmo ano Petter Solberg, depois de McRae e Burns, sagrava-se o terceiro e último Campeão Mundial aos comandos de um Subaru. Os últimos louros antes da retirada da marca do Mundial de ralis, pouco tempo depois.
Esta carroçaria (conhecida como blob-eye ou "olho de gota") foi, por isso, a última utilizada ao mais alto nível nos ralis.
Este exemplar
O Subaru Impreza aqui apresentado é um exemplar nacional da desejável versão STI, de 265cv. Está em excelente estado geral e soma apenas 105.000km.