Se há vidas longas e bem preenchidas, a de Hazel Chapman foi uma delas. Tendo partilhado uma grande parte da sua vida com Colin Chapman, era de esperar uma vida animada, mas nem com a morte prematura do seu marido, Hazel abrandou, continuando a sua ligação à marca até à morte, neste mês de Dezembro.
É um facto desconhecido de muitos entusiastas e mesmo de adeptos da marca de Hethel, que Hazel foi quase tão crucial no nascimento e sucesso da Lotus como o próprio Colin Chapman.
O casal conheceu-se num baile, quando tinham ainda 16 anos e a duradoura relação começou logo nessa altura.
Quando Colin estava na faculdade, os pais de Hazel autorizaram-no a usar uma garagem de sua casa para construir o seu primeiro Lotus, o Mark 1.
Ainda antes de terminar a construção, Colin foi destacado para a Royal Air Force. Então, deixou a Hazel uma lista de tarefas que a namorada poderia ir completando. Assim foi até terminarem o Mark 1 e, posteriormente, na montagem do Mark 2.

Ambos competiram com os seus Lotus com grande sucesso, o que deu origem a encomendas. Assim, graças ao espírito comercial e empreendedor de Hazel, em 1952 formam a sua empresa.
Unidos profissionalmente, acabariam também por oficializar a sua relação no ano seguinte.
À medida que a Lotus foi crescendo, Hazel foi sempre uma peça fundamental da marca, tendo assento na administração da Lotus Cars, Team Lotus e Lotus Components.
Hazel foi sempre uma figura destacada no paddock da Fórmula 1, estabelecendo amizade com os pilotos Lotus de todas as gerações: Innes Ireland, Jim Clark, Jochen Rindt, Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, Nigel Mansell, Ayrton Senna e Kimi Raikkonen.

Depois da morte prematura de Colin, em 1982, Hazel abriu mão do controlo da Lotus Cars para garantir a sua viabilidade, mas manteve-se aos comandos do Team Lotus, que permaneceu em actividade com sucesso, apesar da ausência do mentor.

Honrando uma tradição antiga, todos os novos modelos da Lotus eram apresentados a Hazel duas semanas antes de serem lançados para o mercado.
Hazel Chapman morreu no passado dia 14 de Dezembro, com 94 anos.
0 Comentários